Mulheres não podem votar? Quem disse?!

Imagine uma família de quatro irmãos: duas meninas e dois meninos. O final da semana se aproxima e o pai pergunta se eles preferem ir à praia ou ao parque. Os quatro começam a falar ao mesmo tempo, mas o pai diz que apenas a opinião dos meninos será válida, as meninas não têm direito a votar. Isso lhe parece um absurdo? Pois é mesmo, e dos grandes! Essa situação ilustra como é absurdo que algum dia as mulheres não puderam votar. Isso aconteceu de verdade. E vamos contar mais para você!

Ilustração Evandro Marenda

Há cerca 300 anos a política dos países da Europa começou a mudar. Se antes poucos participavam das decisões que afetavam a comunidade, a partir do século 18, mais e mais indivíduos puderam expressar a sua vontade política. Cada homem tinha o direito de se expressar por meio de um voto. Isso significava que todas as opiniões contavam de igual forma. Mas estamos falando dos indivíduos homens, porque as mulheres – acredite! – não foram convidadas a se manifestar.

Isso aborreceu algumas mulheres, que se queixaram por não serem tratadas de maneira igual aos homens e se perguntaram: “Como podemos obedecer a leis se não participamos da elaboração delas?”. As respostas que recebiam para manter as coisas do jeito que estavam eram as mais variadas e criativas…

O que mais ouviam era que as mulheres deveriam se dedicar apenas aos assuntos da casa. Ouviam ainda que a “natureza” havia feito as mulheres de modo diferente dos homens e, por isso, elas eram menos capazes de compreender as complicadas questões da política. E escola parecia não apoiá-las também: os meninos eram educados de modo diferente das meninas, que passavam mais tempo bordando do que aprendendo a ler e escrever.

Teresa Cristina de Novaes Marques
Departamento de História
Universidade de Brasília

Edição Exclusiva para Assinantes

Para acessar, faça login ou assine a Ciência Hoje das Crianças

admin

CONTEÚDO RELACIONADO

Floresta azul?

Debaixo d’água existe uma floresta tão importante quanto às que temos em terra firme!

Um urso pelo Brasil

Ele dominou as Américas, mas desapareceu misteriosamente

Open chat