Monstro marinho pré-histórico

Grande réptil aquático aterrorizou os oceanos até o litoral brasileiro!

 

Ilustração Nato Gomes

Ficha Técnica

Nome: Mosassauro (Mosasaurus anceps)
Origem: zonas costeiras da África, Oriente Médio, Europa e América do Sul
Tamanho: entre 10 e 12 metros, do focinho à ponta da cauda
Peso: cerca de 15 toneladas
Época em que viveu: entre 100 e 66 milhões de anos atrás (período Cretáceo)

Sob o olhar atento da multidão nas arquibancadas, um guindaste suspende a carcaça do grande-tubarão-branco até a beirada da plataforma. Antes que a funcionária do parque terminasse sua apresentação, uma criatura pula das águas, fechando as gigantescas mandíbulas sobre a isca suspensa. Nesta cena do filme Jurassic World, o poderoso mosassauro fez sua estreia cinematográfica, passando a ocupar um lugar especial na imaginação de expectadores do mundo todo, ao lado de “monstros” clássicos como o Tyrannosaurus rex e o Velociraptor.

Mosassauro aparecer no mesmo período em que os humanos é coisa de ficção científica. Mas esses animais existiram de verdade, há milhões de anos! É provável que fósseis dessas criaturas venham sendo encontrados desde períodos muito antigos da nossa história e podem ter dado origem a lendas de dragões e serpentes marinhas. Mas, o primeiro registro oficial é de 1764, quando mineradores encontraram acidentalmente fragmentos de um enorme crânio fossilizado em uma pedreira no vale do Rio Mosa, na Holanda. De lá, a ossada foi levada ao Museu de História Natural em Paris (França), onde o mosassauro foi estudado e descrito em 1808.

 

Felipe Alves Elias

Museu de Zoologia
Universidade de São Paulo

Edição Exclusiva para Assinantes

Para acessar, faça login ou assine a Ciência Hoje das Crianças

CONTEÚDO RELACIONADO

Chá de sumiço

Há tempo para salvar as demais espécies, que têm tanto direito ao planeta quanto nós? Eis a questão!

Como o urso polar se protege do frio?

Com um experimento simples, podemos descobrir como alguns animais – como o urso polar! –, que vivem em temperaturas congelantes, se protegem do frio. Brrrr!!!