Molde 3D de gelatina

Você tem aquele brinquedo especial pequenino ou outro objeto miúdo que gostaria de clonar? Isso mesmo: fazer uma cópia idêntica! Você tem? Não vá pensando que vamos usar uma impressora 3D. A nossa proposta é fazer uma cópia do seu brinquedo usando ge-la-ti-na! Vamos colocar a mão na massa?

Ilustração Marcelo Pacheco

Você vai precisar de:

► gelatina incolor;

► água;

► óleo de soja;

► glicerina;

► copo de vidro;

► gesso em pó;

► copos de plástico descartáveis;

► copo descartável de isopor;

► palitos de madeira (tipo de churrasco);

► fita adesiva;

► faca sem ponta;

► colher (de sopa);

► um adulto.

Como fazer:

Escolha a peça que você quer clonar, lembrando que ela precisa ser pequena a ponto de caber em um copo descartável de 200 mililitros. Passe um pouco de óleo (um pouquinho mesmo) em torno da peça inteira. Vire o copo de isopor de cabeça para baixo e prenda a peça no fundo do copo, usando a fita adesiva. Em volta da fita, atravesse os palitos de madeira, como na figura.

No copo de vidro, misture dois pacotes de gelatina, 10 colheres de água e três colheres de glicerina. Agora, você precisa de um adulto para levar a mistura ao micro-ondas por 20 segundos, retirar, mexer, colocar no micro-ondas por mais 20 segundos e virar a mistura em um copo plástico descartável.

É hora de você pegar o brinquedo preso ao copo de isopor e mergulhá-lo na mistura, sem esbarrar nas laterais do copo descartável. Os palitos de madeira não vão deixar o brinquedo encostar no fundo do copo. Tudo certo? Hora de ter um pouco de paciência, porque esse seu preparado terá de ficar cerca de uma hora no congelador.

Quando perceber que a gelatina endureceu, rasgue, com cuidado, o copo de plástico. Em seguida, use a faquinha sem ponta para cortar a gelatina exatamente no meio e retirar o brinquedo. Feito isso, você terá um molde perfeito do seu brinquedo. Junte as metades desse molde de gelatina e coloque-o dentro de outro copo plástico descartável.[Arte, importante ilustrar este ponto também]

Faça uma nova mistura, usando três colheres de gesso e três colheres de água e encha o molde com a mistura de gesso. Espere meia hora para o gesso endurecer e pronto! Rasgue o copo, retire a gelatina usando a faquinha e… tcharan!!! Eis o clone do seu brinquedo!

 

A Redação.

 

Fonte: Manual do Mundo

Matéria publicada em 13.02.2019

COMENTÁRIOS

  • Anna Elise

    Legal, vou tentar fazer!

    Publicado em 13 de abril de 2019 Responder

Envie um comentário

admin

CONTEÚDO RELACIONADO

A árvore sagrada da Amazônia

Se você pudesse fazer um pedido para 2020, o que pediria? Uma vacina para prevenir a covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus? Pode apostar que esse é o sonho de muita gente pelo mundo todo. E é também o desafio de muitos cientistas! Que tal conhecer um pouco da história das vacinas e descobrir como são produzidas?