Meio ambiente, o lar de todos nós!

Sabia que 5 de junho é o Dia Mundial do Meio Ambiente? A data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1975. A principal mensagem desse dia é “preserve a natureza!”. Mas será que nós, seres humanos, estamos colaborando para isso? Será que temos agido de forma responsável em relação ao ambiente natural que nos cerca? Muitas vezes, parece que esquecemos que fazemos parte da natureza e que a nossa sobrevivência depende de outros seres vivos e do equilíbrio ambiental… O que podemos fazer para mudar isso?

Ilustração Jaca

O primeiro passo na preservação da natureza é conhecer mais sobre o ambiente em que vivemos. Você já deve ter ouvido falar em ecologia, mas sabe o seu significado? O termo ‘ecologia’ vem do grego. É a soma das palavras oikos, que significa ‘casa’, e logos, que significa ‘estudo’. Portanto, ao pé da letra, ecologia é o ‘estudo da casa’, sendo que essa “casa” é o lugar onde vivemos, é o meio ambiente!

 

Jean Carlos Miranda
Departamento de Ciências Exatas, Biológicas e da Terra
Universidade Federal Fluminense

Edição Exclusiva para Assinantes

Para acessar, faça login ou assine a Ciência Hoje das Crianças

admin

CONTEÚDO RELACIONADO

Oceanógrafo (a)!

Você sabia que o ponto mais profundo do oceano está a cerca de 11 mil metros abaixo do nível do mar? E que essa profundidade consegue ser maior que a montanha mais alta da Terra, o Everest?! Sabia também que mais de dois terços do nosso planeta é coberto pelas águas do oceano? Descobertas incríveis como essas são possíveis graças à oceanografia!

Transporte de água

Será possível que uma vela tenha superpoderes ou alguma magia em torno dela? Ou será que há uma explicação científica para o fenômeno que você vai testar agora? Mão na massa!