Meio ambiente, o lar de todos nós!

Sabia que 5 de junho é o Dia Mundial do Meio Ambiente? A data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1975. A principal mensagem desse dia é “preserve a natureza!”. Mas será que nós, seres humanos, estamos colaborando para isso? Será que temos agido de forma responsável em relação ao ambiente natural que nos cerca? Muitas vezes, parece que esquecemos que fazemos parte da natureza e que a nossa sobrevivência depende de outros seres vivos e do equilíbrio ambiental… O que podemos fazer para mudar isso?

Ilustração Jaca

O primeiro passo na preservação da natureza é conhecer mais sobre o ambiente em que vivemos. Você já deve ter ouvido falar em ecologia, mas sabe o seu significado? O termo ‘ecologia’ vem do grego. É a soma das palavras oikos, que significa ‘casa’, e logos, que significa ‘estudo’. Portanto, ao pé da letra, ecologia é o ‘estudo da casa’, sendo que essa “casa” é o lugar onde vivemos, é o meio ambiente!

 

Jean Carlos Miranda
Departamento de Ciências Exatas, Biológicas e da Terra
Universidade Federal Fluminense

Edição Exclusiva para Assinantes

Para acessar, faça login ou assine a Ciência Hoje das Crianças

admin

CONTEÚDO RELACIONADO

Nandaia

Siriri/Dança tradicional (domínio público)

Microrganismos soltam pum?

Microrganismos são seres microscópicos que vivem em todos os lugares do nosso planeta. São tão pequenos que nós não conseguimos enxergá-los. Mas que tal um experimento para observar esses microrganismos se alimentando e, como dizer?..., soltando pum?!