Malacólogo!

Ilustração Cruz

 

Quando caminhamos na praia ou ao lado de mangues e rios, nem desconfiamos que as conchinhas no caminho guardam histórias. As conchas protegem os moluscos, o grupo de animais que inclui caracóis, lulas, mariscos, lesmas… Conchas e moluscos são, na verdade, inseparáveis. Quando vemos uma concha sozinha, é sinal de que o molusco que habitava ali morreu. Raros são os moluscos que não possuem conchas. Mas como sabemos tudo isso?

Sabemos porque existem profissionais que se dedicam justamente a estudar esses animais de corpo mole – os malacólogos! Aprendemos muito sobre eles com a professora Sonia Barbosa dos Santos, que dá aulas de Zoologia Geral e de Malacologia no Instituto de Biologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Ela diz que as conchas mostram a imensa variedade de formas e adaptações dos seres vivos e que os moluscos podem estar nos lugares mais improváveis!

 

Ciência Hoje das Crianças: De onde vem o nome malacologia? O que significa? 

Sonia Barbosa dos Santos:  O nome vem do grego “malaco”, que quer dizer mole. “Logos” tem a ver com estudo, conhecimento. Assim, malacologia é o estudo dos moluscos, que são animais de corpo mole. O nome em latim do grupo é “Mollusca”, que vem do latim “mollis”. Um malacólogo estuda os moluscos, grupo que inclui as lesmas, caracóis, polvos, lulas, mariscos… É interessante que “malaco” também é uma gíria empregada para designar pessoas espertas.

 

Elisa Martins
Jornalista, especial para a CHC

Edição Exclusiva para Assinantes

Para acessar, faça login ou assine a Ciência Hoje das Crianças

admin

CONTEÚDO RELACIONADO

Floresta azul?

Debaixo d’água existe uma floresta tão importante quanto às que temos em terra firme!

Um urso pelo Brasil

Ele dominou as Américas, mas desapareceu misteriosamente

Open chat