limnólogo!

Essa vai ser difícil de acertar… alguém aí sabe o que faz um limnólogo? Bem, se você gosta de lagos e rios e espera vê-los preservados por muito tempo, essa é para você: “limno” quer dizer “lago”, e “logo” significa “estudo”. Um limnólogo estuda ecossistemas como rios, lagos, pântanos, lagoas, riachos, açudes… e até mesmo águas subterrâneas!

É uma área da ciência importante sobre um bem tão precioso como a água. Daniel Marchetti Maroneze, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), começou a estudar limnologia em 2008 e não largou mais. Paulina Maria Maia Barbosa, também da UFMG, diz que conheceu a área depois que um amigo a convidou para ajudar em um projeto no Pantanal. Os dois contam que o Brasil é muito rico em ambientes aquáticos. Porém, muitos deles estão ameaçados pela ação humana. Para saber mais, é só mergulhar na leitura abaixo: uma simpática entrevista em que um complementa a fala do outro!

Ilustração Elcerdo

Ciência Hoje das Crianças: O que a limnologia estuda?

Paulina Maria Maia Barbosa e Daniel Marchetti Maroneze: Limnonologia é o estudo das águas continentais, como lagos, rios, represas, lagoas costeiras, áreas pantanosas… Ela estuda a origem e as características dos ambientes aquáticos, e como eles funcionam. Estuda também os seres vivos que habitam esses ambientes, como peixes, crustáceos, insetos, protozoários, bactérias, algas, macrófitas (que são plantas aquáticas), entre outros.

Elisa Martins,
Jornalista, especial para a CHC.

Em um gigante de gelo e lava!

Um vulcão no Chile, coberto de neve, que pode entrar em erupção a qualquer momento.

Abelhas em apuros!

Já ouviu falar que as abelhas estão desaparecendo em várias regiões do nosso planeta? Infelizmente, não é notícia falsa. Mas por que isso está acontecendo? E por que o desaparecimento das abelhas é uma preocupação?