Junto às maravilhas do Marajó

Da natureza à culinária, do povo à música, esse conjunto de ilhas no estado do Pará encanta todos os sentidos

Marajó, embora conhecido como a maior ilha fluvial do planeta é, na verdade, um arquipélago!
Foto Wikipédia

O lugar se chama Marajó, mas bem que poderia ser Maravilha. Ou… Encanto! Isso porque esse conjunto de ilhas no estado do Pará, no Norte do Brasil, desperta todos os nossos sentidos. Tem a beleza das paisagens, cultura antiga e diversa, comida de dar água na boca, música e dança para não deixar ninguém parado. E toda essa riqueza ainda aparece nas histórias contadas pelas pessoas que moram ali, que são um destaque à parte.

Ilha, não, arquipélago!

Marajó é conhecido como a maior ilha fluvial, ou seja, cercada por rios, do planeta. Só que é mais do que isso. É um arquipélago, quer dizer, um conjunto de várias ilhas, e com características bem diversas. Quem viaja pelos lugares do Marajó não pode negar: são diferentes paisagens, com pessoas que têm diferentes costumes.

O nome tem origem no vocábulo “Mibaraió”, cujo significado em língua indígena tupi quer dizer “anteparo do mar” ou “tapamar”. Alguns dos municípios do Marajó ficam no litoral. Têm praias e manguezais, vegetação própria dessas paisagens. E ainda igarapés, que são canais estreitos de rios, propícios a banhos refrescantes!

Denise Machado Cardoso
Laboratório de Antropologia
Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
Universidade Federal do Pará

Edição Exclusiva para Assinantes

Para acessar, faça login ou assine a Ciência Hoje das Crianças

CONTEÚDO RELACIONADO

O superquique!

Hora de se divertir com experimentos e atividades!

Bateria de moedas

Hora de se divertir com experimentos e atividades!