Hospedagem animal

Pássaros espertos usam girafas, búfalos e outros mamíferos para se alimentar e descansar

Estudar a vida selvagem pode ser bastante trabalhoso. O que aquele bicho come? Onde dorme? Quem são seus predadores naturais? Para responder a essas e outras perguntas, geralmente é preciso passar dias (às vezes, semanas ou meses) em campo, fazendo observações, anotações, filmagens e fotografias.

Atualmente, cientistas do mundo todo contam com uma tecnologia que facilita os estudos e permite descobertas sensacionais. São as armadilhas fotográficas, câmeras escondidas que filmam e fotografam a bicharada de forma automática, por meio de sensores de calor ou movimento. E elas fazem registros até no escuro!

Foi com 225 armadilhas fotográficas que a cientista estadunidense Meredith Palmer e seu professor Craig Packer estudaram o comportamento de animais no Parque Nacional do Serengeti, na Tanzânia, país da África. Entre 2010 e 2013, as câmeras automáticas tiraram mais de 930 mil fotos da vida selvagem no parque! Para analisar tantas imagens, os pesquisadores contaram com a colaboração da população, em uma iniciativa de ciência cidadã, que acontece quando pessoas que não são cientistas são voluntárias para ajudar nas pesquisas.

Em meio a tantas imagens, Palmer encontrou 137 em que aparecia a mesma espécie de passarinho: o pica-boi-de-bico-amarelo (Buphagus africana). O nome curioso é porque essas aves se alimentam de pele morta e ectoparasitas (como os carrapatos) de búfalos e de outros grandes mamíferos herbívoros da savana africana, como as girafas, os rinocerontes e os elandes (um “primo” dos bois).

Nas fotografias da pesquisa, Meredith Palmer notou que os pica-boi-de-bico-amarelo ficavam durante o dia principalmente sobre os búfalos, se alimentando. Mas, veja só que curioso: cinco fotografias noturnas mostraram essas aves descansando sobre os búfalos e os elandes! Às vezes, até três pica-boi-de-bico-amarelo repousavam tranquilos sobre os flancos ou o traseiro desses mamíferos. Mas, em 20 registros noturnos, as girafas foram escolhidas como abrigo. Elas têm pernas compridas e até sete pássaros foram vistos descansando agarrados na barriga ou nas “axilas” de uma girafa.

Armadilhas fotográficas flagraram aves descansando à noite sobre grandes mamíferos herbívoros no Parque Nacional do Serengeti, na África: girafas, elandes e búfalos. Fotos: Dra. Meredith Palmer/Snapshot Serengeti project.

Por que os pica-boi-de-bico-amarelo preferem os búfalos para as refeições e as girafas para a soneca? Os búfalos são abundantes no Serengeti, e mais de 30 mil deles vivem lá em grandes manadas, enquanto as girafas do parque são 9 mil. Ou seja, os búfalos oferecem um banquete mais farto aos pássaros. As girafas, por outro lado, são altas e oferecem um abrigo noturno mais protegido e quentinho aos pica-boi-de-bico-amarelo. Mas, como há menos girafas que búfalos e elandes, as vagas para “hospedagem” devem ser disputadas. Será que elas aceitam reserva com antecedência?

henrique-caldeira

Henrique Caldeira Costa,
Departamento de Zoologia
Universidade Federal de Juiz de Fora

Sou biólogo e muito curioso. Desde criança tenho interesse em pesquisar os seres vivos, especialmente o mundo animal. Vamos fazer descobertas incríveis aqui!

Matéria publicada em 25.08.2021