historiador especialista em escravidão!

O que foi a escravidão no Brasil? Que documentos podem nos ajudar a contar como ela aconteceu? Para responder essas e outras perguntas, a CHC conversou com alguém que estuda e escreve sobre a história da humanidade, ou seja, um… historiador!

Flavio Gomes, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), está há mais de 30 anos nessa profissão.Ele se dedica a estudar a história da escravidão, um período que foi muito doloroso no Brasil.

Até meados do século 18, a escravidão no Brasil foi de indígenas e de africanos. Em 1759, a escravidão de indígenas foi considerada ilegal. Mas, só em 1888 a escravidão de negros africanos foi abolida. Dessa conversa com Flavio, descobrimos por que é importante preservar a História.

Ilustração Cruz

 

Ciência Hoje das Crianças: Por que você decidiu ser historiador?

Flavio Gomes: Nem sei exatamente quando e como me apaixonei por História. Minhas primeiras tentativas de entrar para a universidade foram para Educação Física. Minha irmã mais velha – antropóloga e professora do Museu Nacional – me influenciava. Também me lembro de conversas na infância com minha avó materna, que sempre contava histórias do cangaço. Ela era alagoana, nascida no final do século 19. Da parte paterna, as referências foram as imagens da cidade de Campos dos Goytacazes, no Rio de Janeiro. Meu pai nasceu ali, numa comunidade negra rural, remanescente de ex-escravos da Fazenda de São Bento, dos monges beneditinos. Foi uma fazenda escravista desde o século 17.Eu ouvia histórias de tios, madrinhas e compadres do meu pai. De algumas recordo bem: eram as da Tia Bá, que cozinhava em fogão de lenha e falava muito da minha bisavó Dionísia (seu apelido era Indundê),ex-escravizada. Aquilo depois seria determinante para eu pensar a história que gostaria de saber e pesquisar.

 

Elisa Martins,
Jornalista, especial para a CHC.

Edição Exclusiva para Assinantes

Para acessar, faça login ou assine a Ciência Hoje das Crianças

CONTEÚDO RELACIONADO

A árvore sagrada da Amazônia

Se você pudesse fazer um pedido para 2020, o que pediria? Uma vacina para prevenir a covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus? Pode apostar que esse é o sonho de muita gente pelo mundo todo. E é também o desafio de muitos cientistas! Que tal conhecer um pouco da história das vacinas e descobrir como são produzidas?