Girinos

Vamos conhecer mais sobre a infância dos sapos?

Da infância, passando pela adolescência até chegar à vida adulta, o corpo dos humanos sofre muitas mudanças. Mas nada se compara às transformações pelas quais passa um girino, que é a primeira fase de vida dos anfíbios anuros, como sapos, pererecas e rãs. Ele sai do ovo prontinho para se locomover, se alimentar e respirar na água e, quando a vida aquática já parece moleza, em poucos dias os girinos se transformam em predadores terrestres com quatro patas. Isso sim é que é mudança!

Quando observamos um grupo de girinos numa poça não fazemos nem ideia de como esses bebês anfíbios podem ser interessantes. Para começar, é bom saber que girino não é tudo igual. Na verdade, uma em cada sete espécies de sapo nem passa pela fase de girino, já saem do ovo como miniaturas dos adultos. As demais espécies têm cada uma um tipo de girino, variando em forma, tamanho, cor e hábitos. Eles podem ser listradinhos, gordinhos ou compridos, alguns podem ser minúsculos e outros maiores que uma caneta!

 


Vinícius São Pedro,
Centro de Ciências da Natureza,

Universidade Federal de São Carlos

Sou biólogo e, desde pequeno, apaixonado pela natureza. Um dos meus passatempos favoritos é observar animais, plantas e paisagens naturais.

Edição Exclusiva para Assinantes

Para acessar, faça login ou assine a Ciência Hoje das Crianças

admin

CONTEÚDO RELACIONADO

Em um gigante de gelo e lava!

Um vulcão no Chile, coberto de neve, que pode entrar em erupção a qualquer momento.

Abelhas em apuros!

Já ouviu falar que as abelhas estão desaparecendo em várias regiões do nosso planeta? Infelizmente, não é notícia falsa. Mas por que isso está acontecendo? E por que o desaparecimento das abelhas é uma preocupação?