Forte e belo do sertão!

Uma planta que dá flor na época da seca, mesmo no chão rachado, num sol de castigar. Quem mora no sertão a conhece muito bem, porque é considerada um símbolo da região Nordeste! Existe até música famosa que começa com o seu nome. Quem é ela? O mandacaru, oxente!

Em meio à seca, o mandacaru desponta verde.
Foto Everton L.L./Wikimedia Commons

O sertão nordestino é quase sempre retratado como um lugar difícil de se viver, onde a seca domina a paisagem e quase não há vida. É fato que a época de estiagem, sem chuvas, é longa, difícil para a sobrevivência das plantas e dos animais. Mas também é preciso dizer que bastam cair as primeiras gotinhas de água das nuvens que tudo muda e o verde volta a reinar.

Agora, veja você: mesmo durante o período de seca conseguimos encontrar belezas naturais no sertão. É possível observar pontos verdes em meio a vegetação acinzentada. O que são esses pontos verdes? São algumas espécies de plantas que conseguem armazenar água e passar pela época de estiagem ainda verdes e chamando a atenção. O mandacaru é uma delas!

 

Aníbal da Silva Cantalice

Universidade Federal do Piauí

Marcela Eringe Mafort

Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais

Jean Carlos Miranda

Universidade Federal Fluminense

Edição Exclusiva para Assinantes

Para acessar, faça login ou assine a Ciência Hoje das Crianças

CONTEÚDO RELACIONADO

A árvore sagrada da Amazônia

Se você pudesse fazer um pedido para 2020, o que pediria? Uma vacina para prevenir a covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus? Pode apostar que esse é o sonho de muita gente pelo mundo todo. E é também o desafio de muitos cientistas! Que tal conhecer um pouco da história das vacinas e descobrir como são produzidas?