Folclorista!

Ilustração Jaca

Observar uma festa junina, um frevo ou um bloco de carnaval. Isso lá é trabalho? Claro que pode ser! Quem observa essas festividades com o objetivo de estudar o conjunto das tradições e costumes que marcam a identidade de um povo é o profissional especializado em folclore – ou folclorista!

Em um país gigante com o Brasil, que reúne pessoas com as mais diferentes origens, não faltam festividades para serem estudadas. Da festa da uva, do sul do país, ao

bumba-meu-boi, do Maranhão, passando pelo maracatu, de Pernambuco, há muito a ser visto. Além disso, compreender a origem de histórias fantásticas ou lendas, como a do saci-pererê, a da mula-sem-cabeça ou a do curupira também faz parte do trabalho dos folcloristas.

Para entender um pouco mais sobre essa especialidade, a CHC foi conversar com a folclorista, historiadora, professora e fotógrafa Reinilda Oliveira. Entre os muitos trabalhos que realiza, ela se dedica a observar e estudar as danças, histórias e tradições do povo maranhense.

Reinilda_vouser291 (1)
Divulgação

Ciência Hoje das Crianças: O que é folclore?

Reinilda Oliveira: Folclore é um termo muito utilizado e difícil de definir. Muitas vezes usamos para falar de lendas e mitos nacionais, como o lobisomem e o bicho-papão. Mas, de modo geral, são tradições populares que podem ser lendas, mitos, danças e costumes, que são passados de geração em geração e formam a identidade de um povo.

 

Thayuan Leiras,
Jornalista,
Especial para a CHC.

Edição Exclusiva para Assinantes

Para acessar, faça login ou assine a Ciência Hoje das Crianças

admin

CONTEÚDO RELACIONADO

O Urutau

Agosto é mês do folclore! E a CHC convida você a participar de uma bela dança, que veio da Europa e foi adaptada por nós, brasileiros. Vamos dançar?

Quero saber…

Respostas interessantes para perguntas muito curiosas!