Explorando medidas

Rex: O professor diz o tempo todo que matemática é uma ciência exata. Mas tem coisas que, para mim, não têm lógica! Por exemplo: 1 metro é igual a 100 centímetros, não é? Então, como explicar que 1 metro x 1 metro = 1 metro, mas 100 centímetros x 100 centímetros = 10.000 centímetros, sendo que 10.000 centímetros = 100 metros? Se fosse a matemática fosse exata mesmo, a conta teria que dar sempre o mesmo resultado! Acho que escondem da gente esses furos da matemática!

Diná: Calma, Rex! Metro vezes metro não pode dar metro!

Ilustrações Marina Vasconcelos

No dia a dia, lidamos com muitas medidas. Por exemplo, a distância entre a casa e escola, o tempo de espera do ônibus, o peso da mochila, o volume de água que consumimos ou a área verde na nossa cidade. Cada uma das “coisas medidas” tem suas características próprias. Mesmo que não saibamos as melhores palavras para explicar, sabemos que distância e peso são coisas diferentes, assim como o são tempo e área. Têm naturezas diferentes. Para medir, precisamos reconhecer a natureza do se quer medir. Desde a antiguidade, vários povos têm usado medidas, de diferentes maneiras e para diferentes propósitos!

Hoje medimos usando instrumentos conhecidos como a régua, o relógio e a balança. Mas como chegamos aos valores das medidas com esses instrumentos?

 

Letícia Rangel
Colégio de Aplicação
Universidade Federal do Rio de janeiro

Victor Giraldo e Thiago Hartz
Instituto de Matemática
Universidade Federal do Rio de janeiro

Edição Exclusiva para Assinantes

Para acessar, faça login ou assine a Ciência Hoje das Crianças

admin

CONTEÚDO RELACIONADO

Floresta azul?

Debaixo d’água existe uma floresta tão importante quanto às que temos em terra firme!

Um urso pelo Brasil

Ele dominou as Américas, mas desapareceu misteriosamente

Open chat