Epidemiologista matemático(a)!

Ilustração Marco Carillo

O ano de 2020 pegou o mundo inteiro de surpresa. Podemos dizer que foi o ano do novo coronavírus. Como os cientistas pouco ou nada sabiam sobre ele, muitas pesquisas começaram a ser feitas em diferentes áreas. Uma dessas áreas tenta antecipar como a doença vai se comportar. Isso mesmo! Algumas pesquisas tentam prever como a doença pode se espalhar no futuro.

A área que faz isso é chamada de epidemiologia matemática.  Ela analisa as doenças a partir dos números. Para entender como os números podem “falar” sobre como uma doença se espalha, a CHC foi conversar com Ricardo Takahashi, professor titular do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e pesquisador da área de epidemiologia matemática há 20 anos.

Elisa Martins,
Especial para a Ciência Hoje das Crianças

Chá de sumiço

Há tempo para salvar as demais espécies, que têm tanto direito ao planeta quanto nós? Eis a questão!

Como o urso polar se protege do frio?

Com um experimento simples, podemos descobrir como alguns animais – como o urso polar! –, que vivem em temperaturas congelantes, se protegem do frio. Brrrr!!!