E-lixo. O que é isso?

Já percebeu que alguns equipamentos eletrônicos, depois de um tempo de uso – ploft! – não funcionam mais? O que você e sua família fazem com computadores, celulares, tablets, micro-ondas, televisão e outros aparelhos que enguiçam? Jogam no lixo? Hummm… Será essa a melhor opção? Com certeza, não. Descartando de maneira incorreta o ‘e-lixo’, como ficou conhecido o lixo eletrônico, contribuímos com a poluição do planeta. Mas a verdade é que alguns desses equipamentos já saem das lojas com um tempo de vida determinado. Assim, o consumidor logo compra outro mais moderno, e não sabe mesmo o que fazer com o anterior. Mas será que as coisas precisam ser assim?

Ilustração Walter Vasconcelos

Um dos grandes desafios atuais é o destino do lixo eletrônico. Nas últimas décadas, sua produção aumentou. Mas por quê? Por um lado, pela evolução tecnológica, em que tudo fica ultrapassado num piscar de olhos; por outro, pela grande vontade que algumas pessoas têm de comprar e comprar e comprar…

Em média, cada brasileiro produz cerca de oito quilos de lixo eletrônico por ano. Isso faz com que o nosso país seja o sétimo maior produtor de e-lixo do mundo. Nos Estados Unidos e no Canadá, cada pessoa produz cerca de 20 quilos de lixo eletrônico por ano. Na Europa, são quase 17 quilos anuais por habitante. Considerando todo o continente africano (mais de um bilhão de pessoas) são gerados, em média, quase dois quilos de lixo eletrônico por habitante anualmente.

No mundo todo, estima-se que são produzidas 50 milhões de toneladas de e-lixo por ano. Os pesquisadores já apontam que, até o ano de 2050, o nível de produção desse tipo de resíduo alcançará 120 milhões de toneladas por ano. É muito e-lixo, gente!

 

Jean Carlos Miranda

Departamento de Ciências Exatas, Biológicas e da Terra
Universidade Federal Fluminense

Marcela Eringe Mafort

Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais

Maíra Moraes

Ciências Biológicas
Universidade Veiga de Almeida

Edição Exclusiva para Assinantes

Para acessar, faça login ou assine a Ciência Hoje das Crianças

CONTEÚDO RELACIONADO

O superquique!

Hora de se divertir com experimentos e atividades!

Bateria de moedas

Hora de se divertir com experimentos e atividades!