Dinossauro de Madagascar

Ele foi descoberto na África, mas tinha um avô brasileiro!

Ilustração Rodolfo Nogueira

FICHA TÉCNICA

Nome: Masiakasaurus knopfleri
Origem: Madagascar (África)
Tamanho: cerca de 1,80 metro
Peso: cerca de 39 quilos
Época em que viveu: há 70 milhões de anos (Período Cretáceo)

Pensar em dinossauros é uma boa maneira de refletir sobre como a vida em nosso planeta pode ser surpreendente. Seja porquealguns desses répteis tinham o corpo coberto por penas, seja porque algumas espécies conseguiam viver entre a água e a terra firme, ou mesmo pela incrível diversidade de tamanho neste grupo, que incluiu desde animais com poucos centímetros até outros com dezenas de metros de comprimento.

Olhe ao seu redor, caminhe pela praia ou olhe para o céu e você provavelmente não encontrará coisa parecida,exceto as aves, as sobreviventes da linhagem dos dinossauros.

Lagarto vicioso

Quer conhecer mais uma espécie curiosa desse grupo de animais? Que tal dar uma olhada no Masiakasaurus knopfleri?Ou, se preferir, ‘lagarto vicioso’! Foi assim que este pequeno dinossauro carnívoro foi batizado, enquanto uma equipe de paleontólogos escavava seu esqueleto em rochas com 70 milhões de anos, onde hoje desponta a grande ilha africana de Madagascar, no oceano Índico.

Ficar agachado sob um sol escaldante procurando fósseis de dinossauros pode não ser lá muito confortável, mas e se houver uma boa música? Bem, aí sim! O nome específico knopfleri foi uma homenagem a um famoso músico de rock, o britânico Mark Knopfler, da banda Dire Straits, cujas músicas a equipe de cientistas ouvia repetidamente no momento da descoberta do fóssil. Vicioso, não?

Dente estranho

Quando adulto o Masiakasaurus podia atingir quase dois metros de comprimento. Tinha garras afiadas nas mãos e nos pés, bem como uma boca com dentes típicos de um dinossauro carnívoro:recurvados e serrilhados,sem deixar dúvidas de que era um pequeno predador. Curiosamente o Masiakasaurus possuía os quatro primeiros dentes inclinados para frente, uma característica jamais encontrada em um terópode (dinossauro bípede carnívoro).

Mas, com dentes tão estranhos, o que esse ‘dino’comia?Alguns mamíferos atuais têm dentes parecidos com o do Masiakasauruse uma dieta insetívora. Embora este dinossauro fosse um réptil, e não um mamífero, pode ser que se alimentasse de insetos também. Embora nossas conclusões sobre a dieta de Masiakasaurus permaneça incerta, sua estranha (e única) dentição entre os dinossauros terópodes seguramente incluía algo mais além de carne.

Ilha do Cajual, no Maranhão.
Foto cedida pelo autor

“Avô” brasileiro

Em 2011, dentes idênticos aos de Masiakasaurus foram encontrados na Ilha do Cajual, no Maranhão, nordeste do Brasil, em rochas com idade de 95 milhões de anos. Portanto, rochas 25 milhões de anos mais antigas do que aquelas de Madagascar. Os dentes da Ilha do Cajual são também maiores e mais robustos, revelando que o dinossauro que existiu por aqui era igualmente grande!

Curioso mesmo é imaginar como o “avô” do Masiakasaurus deu origem a descendentes africanos. Bem, aí é hora de lembrarmos que os continentes naquela época estavam unidos, formando um único bloco de terra. Também devemos levar em conta que 25 milhões de anos é muito tempo para evoluir. Assim, estudos sugerem que os primeiros

Masiakasaurus surgiram no continente europeu, e então iniciaram migrações pelo norte da África, América do Sul e Antártida, até chegarem em Madagascar, na África. Dinossauros são mesmo surpreendentes, você não acha?!

Rafael Lindoso,

Instituto Federal do Maranhão.

Matéria publicada em 13.12.2018