Designer de jogos!

Sabe aquele seu jogo de computador preferido? E o de videogame? Eles não são apenas diversão. Bolar um jogo não é brincadeira! Exige de quem o cria muita inspiração e conhecimento sobre tecnologia. Esse é o trabalho do/a designer de jogos. Ele ou ela desenham os jogos que podem rodar no computador, em videogames, celulares, tablets etc.

O processo para cada jogo é diferente, explica Delmar Galisi Domingues, coordenador do curso de Design de Games da Universidade Anhembi Morumbi. Um jogo simples, por exemplo, pode ser feito por apenas uma pessoa. Mas é muito raro que seja assim! Normalmente, por menor que o jogo seja, a equipe tem pelo menos um designer de jogos, um artista, um programador… E alguns jogos têm equipes enormes, e levam meses e anos para serem desenvolvidos. A escala de produção é parecida com a de um filme de cinema! Quer saber tudo o que está em jogo? É só ler a entrevista abaixo!

Ilustração Marcelo Badari

Ciência Hoje das Crianças: O que faz um/a designer de jogos?

Delmar Galisi Domingues: É o profissional que projeta os jogos para rodar no computador, redes de computadores, consoles de videogames ou dispositivos móveis, como tablets ou smartphones. Ele determina a aparência e a mecânica de um game. Deve elaborar os personagens e o cenário do jogo, pensar na experiência que o jogo pretende transmitir e nas regras a que o jogador estará submetido, tudo para fazer de um jogo algo divertido.

 

Elisa Martins,
Jornalista,
Especial para a CHC.

Edição Exclusiva para Assinantes

Para acessar, faça login ou assine a Ciência Hoje das Crianças

admin

CONTEÚDO RELACIONADO

Floresta azul?

Debaixo d’água existe uma floresta tão importante quanto às que temos em terra firme!

Um urso pelo Brasil

Ele dominou as Américas, mas desapareceu misteriosamente

Open chat