Designer de jogos!

Sabe aquele seu jogo de computador preferido? E o de videogame? Eles não são apenas diversão. Bolar um jogo não é brincadeira! Exige de quem o cria muita inspiração e conhecimento sobre tecnologia. Esse é o trabalho do/a designer de jogos. Ele ou ela desenham os jogos que podem rodar no computador, em videogames, celulares, tablets etc.

O processo para cada jogo é diferente, explica Delmar Galisi Domingues, coordenador do curso de Design de Games da Universidade Anhembi Morumbi. Um jogo simples, por exemplo, pode ser feito por apenas uma pessoa. Mas é muito raro que seja assim! Normalmente, por menor que o jogo seja, a equipe tem pelo menos um designer de jogos, um artista, um programador… E alguns jogos têm equipes enormes, e levam meses e anos para serem desenvolvidos. A escala de produção é parecida com a de um filme de cinema! Quer saber tudo o que está em jogo? É só ler a entrevista abaixo!

Ilustração Marcelo Badari

Ciência Hoje das Crianças: O que faz um/a designer de jogos?

Delmar Galisi Domingues: É o profissional que projeta os jogos para rodar no computador, redes de computadores, consoles de videogames ou dispositivos móveis, como tablets ou smartphones. Ele determina a aparência e a mecânica de um game. Deve elaborar os personagens e o cenário do jogo, pensar na experiência que o jogo pretende transmitir e nas regras a que o jogador estará submetido, tudo para fazer de um jogo algo divertido.

 

Elisa Martins,
Jornalista,
Especial para a CHC.

Edição Exclusiva para Assinantes

Para acessar, faça login ou assine a Ciência Hoje das Crianças

admin

CONTEÚDO RELACIONADO

Para combater as epidemias: ciência!

Conheça Carlos Chagas, médico e pesquisador mineiro que fez uma grande descoberta científica.

Mãos limpas

Lavar as mãos é um dos hábitos de higiene mais eficientes na prevenção de doenças. Você não aguenta mais ouvir isso, eu sei... Mas você tem certeza de que lava bem as mãos? É o que veremos agora!