Desafios malucos do sr. Dadinho

Será que os dados sempre falam a verdade?

Senhor Dadinho, um cientista aparentemente maluco, adorava propor às pessoas o mesmo desafio:

– Dentro desta caixa grande tenho dois dados e um ajudante. Você não consegue ver o que está dentro da caixa. Agora, se você apertar o botão, o meu ajudante vai jogar os dados e anunciar em voz alta o resultado da soma dos valores dos dois dados. Se ele gritar 9, pode ser que tenha tirado, por exemplo, 1 e 8, ou 4 e 5, ou 3 e 6, certo? O desafio é descobrir quantas bolinhas tem em cada face de cada um dos dados. Você pode pedir para o ajudante jogar os dados e anunciar o resultado quantas vezes quiser antes de dar o seu palpite.

Um outro cientista se apresentou e disse:

– Quero que o seu ajudante jogue os dados um bilhão de vezes! Pode me mandar o arquivo com os resultados.

O senhor Dadinho precisou contratar muitos ajudantes para acelerar a tarefa de jogar dados. Mas, depois de algumas semanas, ele comunicou os resultados ao cientista. Após uma análise, o cientista orgulhosamente deu a sua resposta:

pedro_roitman

Pedro Roitman,
Instituto de Matemática,
Universidade de Brasília

Sou carioca e nasci no ano do tricampeonato mundial de futebol – para quem é muito jovem, isso aconteceu em 1970, século passado! Enquanto fazia o curso de Física na universidade, fui encantado pela Matemática. Hoje sou professor.

Floresta azul?

Debaixo d’água existe uma floresta tão importante quanto às que temos em terra firme!

Um urso pelo Brasil