Desafios malucos do sr. Dadinho

Será que os dados sempre falam a verdade?

Senhor Dadinho, um cientista aparentemente maluco, adorava propor às pessoas o mesmo desafio:

– Dentro desta caixa grande tenho dois dados e um ajudante. Você não consegue ver o que está dentro da caixa. Agora, se você apertar o botão, o meu ajudante vai jogar os dados e anunciar em voz alta o resultado da soma dos valores dos dois dados. Se ele gritar 9, pode ser que tenha tirado, por exemplo, 1 e 8, ou 4 e 5, ou 3 e 6, certo? O desafio é descobrir quantas bolinhas tem em cada face de cada um dos dados. Você pode pedir para o ajudante jogar os dados e anunciar o resultado quantas vezes quiser antes de dar o seu palpite.

Um outro cientista se apresentou e disse:

– Quero que o seu ajudante jogue os dados um bilhão de vezes! Pode me mandar o arquivo com os resultados.

O senhor Dadinho precisou contratar muitos ajudantes para acelerar a tarefa de jogar dados. Mas, depois de algumas semanas, ele comunicou os resultados ao cientista. Após uma análise, o cientista orgulhosamente deu a sua resposta:

pedro_roitman

Pedro Roitman,
Instituto de Matemática,
Universidade de Brasília

Sou carioca e nasci no ano do tricampeonato mundial de futebol – para quem é muito jovem, isso aconteceu em 1970, século passado! Enquanto fazia o curso de Física na universidade, fui encantado pela Matemática. Hoje sou professor.