De Brodósqui para o mundo

Candido Portinari, um dos maiores pintores do Brasil, se inspirava em sua pequena cidade natal.

Candido Portinari é um dos maiores pintores brasileiros, e é reconhecido no mundo todo! Ele nasceu em 30 de dezembro de 1903, na cidade de Brodósqui, em São Paulo. Sua família veio da Itália para o Brasil em busca de melhores condições de vida. O trabalho duro no campo, de homens e mulheres com pés inchados e mãos fortes para o trabalho, ficaram na memória do jovem Candido e inspiraram o artista!

Portinari desde muito novo já demonstrava talento para o desenho. Em 1918, um grupo de pintores e escultores italianos passou por sua cidade e ele virou ajudante do grupo. Foi o que precisava para querer se tornar pintor. Em 1919, mudou-se para a antiga capital do Brasil, o Rio de Janeiro, onde ficava a principal escola destinada ao seu desejo: a Escola Nacional de Belas Artes. Logo Portinari ganhou destaque! A sua primeira participação em um salão artístico da academia foi em 1922, em uma exposição nessa mesma escola. No ano seguinte, os jornais já davam destaque ao retrato que apresentava na mostra daquele ano, afirmando que Portinari tinha entrado definitivamente para o mundo das artes.

Foto Wikipédia

pedro_krause

Pedro Krause

Professor do Departamento de História do Colégio Pedro II
Doutor em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro

Sou professor de História e adoro falar sobre as personalidades que marcaram o Brasil de outras épocas!

Edição Exclusiva para Assinantes

Para acessar, faça login ou assine a Ciência Hoje das Crianças

CONTEÚDO RELACIONADO

Oceanógrafo (a)!

Você sabia que o ponto mais profundo do oceano está a cerca de 11 mil metros abaixo do nível do mar? E que essa profundidade consegue ser maior que a montanha mais alta da Terra, o Everest?! Sabia também que mais de dois terços do nosso planeta é coberto pelas águas do oceano? Descobertas incríveis como essas são possíveis graças à oceanografia!

Transporte de água

Será possível que uma vela tenha superpoderes ou alguma magia em torno dela? Ou será que há uma explicação científica para o fenômeno que você vai testar agora? Mão na massa!