De Brodósqui para o mundo

Candido Portinari, um dos maiores pintores do Brasil, se inspirava em sua pequena cidade natal.

Candido Portinari é um dos maiores pintores brasileiros, e é reconhecido no mundo todo! Ele nasceu em 30 de dezembro de 1903, na cidade de Brodósqui, em São Paulo. Sua família veio da Itália para o Brasil em busca de melhores condições de vida. O trabalho duro no campo, de homens e mulheres com pés inchados e mãos fortes para o trabalho, ficaram na memória do jovem Candido e inspiraram o artista!

Portinari desde muito novo já demonstrava talento para o desenho. Em 1918, um grupo de pintores e escultores italianos passou por sua cidade e ele virou ajudante do grupo. Foi o que precisava para querer se tornar pintor. Em 1919, mudou-se para a antiga capital do Brasil, o Rio de Janeiro, onde ficava a principal escola destinada ao seu desejo: a Escola Nacional de Belas Artes. Logo Portinari ganhou destaque! A sua primeira participação em um salão artístico da academia foi em 1922, em uma exposição nessa mesma escola. No ano seguinte, os jornais já davam destaque ao retrato que apresentava na mostra daquele ano, afirmando que Portinari tinha entrado definitivamente para o mundo das artes.

Foto Wikipédia

pedro_krause

Pedro Krause

Professor do Departamento de História do Colégio Pedro II
Doutor em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro

Sou professor de História e adoro falar sobre as personalidades que marcaram o Brasil de outras épocas!

Edição Exclusiva para Assinantes

Para acessar, faça login ou assine a Ciência Hoje das Crianças

CONTEÚDO RELACIONADO

Chá de sumiço

Há tempo para salvar as demais espécies, que têm tanto direito ao planeta quanto nós? Eis a questão!

Como o urso polar se protege do frio?

Com um experimento simples, podemos descobrir como alguns animais – como o urso polar! –, que vivem em temperaturas congelantes, se protegem do frio. Brrrr!!!