Como são as brincadeiras das crianças, a escola e o dia do aniversário na Rússia?

Especial crianças russas

 

Como é a escola na Rússia?

Crianças russas, como você pode imaginar, também estudam, assim como as crianças brasileiras. Mas há algumas diferenças, a começar pela língua. Elas aprendem russo! E, claro, várias outras matérias comuns em todas as escolas, como matemática e ciências.

Existe um dia importante para os alunos russos: o dia 1º de setembro, considerado o Dia do Conhecimento ou Primeiro Sinal. Nesse dia, alunos de várias séries marcham para suas escolas. É uma grande festa!

Os alunos cantam e dançam. E os professores falam, com animação, sobre como é dar aulas e sobre o prazer de ensinar. Os alunos levam muitas flores para os professores. E tudo isso é transmitido pela TV da Rússia. Bonito, né?

Na Rússia,desde 1994 não é obrigatório usar uniforme escolar, como acontece em algumas escolas brasileiras. Mas, em algumas escolas da Rússia, os alunos ainda usam camisa branca, saia ou calças escuras, principalmente no Dia do Conhecimento.

Os russos não costumam mudar de escola. As crianças estudam na mesma escola por muitos anos. Isso quer dizer que os amigos devem ficar juntos por muito tempo, não é?

Quando um aluno é reprovado na escola russa, ele é um dvoechniki. Calma! Esse é só o nome dado aos reprovados, que tiraram nota menor ou igual a 2! Osotlítchnikisão os alunos que tiraram a nota máxima, que lá é 5. Mas não pensem que é moleza, não. Tirar 5 lá é igual a tirar 10 em todas as matérias aqui!

 

Como são as brincadeiras das crianças russas?

Assim como qualquer criança, os pequenos da Rússia adoram brincadeiras ao ar livre. Eles se divertem muito fazendo caminhadas em grupo.

Assim como qualquer criança, os pequenos da Rússia adoram brincadeiras ao ar livre. Eles se divertem muito fazendo caminhadas em grupo.

Assim como qualquer criança, os pequenos da Rússia adoram brincadeiras ao ar livre. Eles se divertem muito fazendo caminhadas em grupo.

Nas férias de verão, as crianças e suas famílias saem em busca de aventuras e chegam a passar dias na floresta. Na mata, elas aprendem a fazer barracas, acender fogueiras, ler mapas, usar bússolas e até reconhecer pegadas de animais. Tudo com a supervisão dos pais e de um guia florestal, é claro!

Crianças russas adoram colecionar coisas: carrinhos de brinquedo, personagens de desenhos animados, selos, adesivos… e o que mais a imaginação permitir.

E você conhece aquela brincadeira de pular elástico? Pois ela faz muito sucesso lá na Rússia, principalmente entre as meninas. Para brincar, é preciso de, pelo menos, três criança se um longo elástico amarrado nas pontas, formando um círculo. Duas crianças entram no círculo formado pelo elástico e se afastam para esticá-lo. A outra criança tem que pular para dentro e para fora do elástico em alturas diferentes.

Além disso, as crianças russas gostam de ver desenhos, brincar de jogos eletrônicos e comer guloseimas. Elas não são muito diferentes de você e de todas as outras crianças, não é?

 

Como é o dia do aniversário na Rússia?

O dia do aniversário de um russo é muito, muito, muito importante! Sério! Eles nunca comemoram um dia antes ou um dia depois. É sempre “no dia”! E os mais religiosos têm dois dias de aniversário. Quer saber por quê?

É que, quando as pessoas são batizadas com o nome de algum santo, elas comemoram o dia do seu nascimento e o dia do santo do seu nome. Funciona assim:

Imagine que você nasceu no dia 11 de agosto e que seus pais te deram o nome de Aparecida, que é o nome da padroeira do Brasil para os católicos. Então, você poderia comemorar seu aniversário do dia 11 de agosto e no dia 12 de outubro, que é o dia de Nossa Senhora Aparecida. Imagine ter dois dias para comemorar o aniversário! Dois presentes… Dois bolos…

Ah!Ese você for dar parabéns a alguém da Rússia, capriche nas palavras! Nada de só dar parabéns ou feliz aniversário e pronto. É preciso mais! Os russos gostam de um bom discurso e desejos de felicidades e saúde!

 

Fonte: Russia Beyond

Ilustrações Jaca

Matéria publicada em 20.07.2018

COMENTÁRIOS

  • Anna Elise

    Nossa, eles são muito difetentes de nós!

    Publicado em 4 de agosto de 2018 Responder

Envie um comentário

CONTEÚDO RELACIONADO

O Urutau

Agosto é mês do folclore! E a CHC convida você a participar de uma bela dança, que veio da Europa e foi adaptada por nós, brasileiros. Vamos dançar?

Quero saber…

Respostas interessantes para perguntas muito curiosas!