Como funcionam os robôs

Luz, câmera… ação! Um robô aspirador limpa sozinho a poeira de cada canto da sala e não deixa nenhuma sujeirinha passar despercebida. Corta! Agora o cenário é Marte, um robô cientista vasculha a superfície do chamado planeta vermelho e manda imagens para a Terra, a uma distância de quase 400 milhões de quilômetros! Serão cenas de um filme de ficção científica? Que nada. Do ajudante de faxina em casa ao explorador em Marte, os robôs já fazem parte do nosso dia a dia. Dos mais simples ao mais complexos, eles têm em comum tecnologias que tornam suas habilidades bem reais. Prontos para conhecer como os robôs funcionam?

Ilustração Walter Vasconcelos

O robô aspirador, lá do começo do texto, tira o pó e desvia dos obstáculos pelo caminho. De onde vem toda essa energia? Ele tem um carregador, que é conectado à rede elétrica. Ele se desloca pelos cômodos, aspira todo o chão e volta à base para recarregar a bateria quando precisar.

Robô aspirador de pó: ele desvia de obstáculos e limpa a casa sozinho.
Foto Unsplash

Projeto Oficinas de Acionamento e Robótica
Laboratório Didático de Ensino de Física
Colégio de Aplicação
Universidade Federal do Rio de Janeiro

[/vc_column_inner]
[/vc_row_inner]

O engenheiro da lama

Um mergulho no manguezal pode revelar muitas curiosidades sobre o caranguejo-uçá!

Fora da Terra

Em uma viagem fora da Terra, podemos descobrir como os satélites nos ajudam a perceber mudanças e medir a superfície do planeta.

Open chat