Chocolate Cabruca, quem vai querer?!

A palavra mágica está no ar: cho-co-la-te… Até falar é bom! Conhece alguém que não goste? Coisa rara isso, não é? Mas essa conversa é sobre o cacaueiro,a árvore que dá o fruto do qual se faz essa delícia. Você sabia que os pés de cacau podem ter um papel importante na conservação da natureza? Pois é, especialmente os que são plantados no sistema Cabruca. Não faz ideia do que seja isso? Já, já vai saber!

Que o chocolate vem do cacau você está careca de saber. Mas vale recordar que é com as sementes desse fruto, as amêndoas do cacau, que se faz essa maravilha de doce.O cacaueiro é chamado pelos pesquisadores de Theobroma cacao, nome científico que quer dizer “manjar dos deuses”. Que escolha perfeita!

O cacaueiro é uma planta típica das Américas. Mas as sementes do cacau só começaram a ser cultivadas no Brasil por volta de 1680. Foi no estado da Bahia que elas encontraram boas condições de clima e solo para se desenvolverem e, em seguida, ser usadas na produção do chocolate.

 

Nayra Rosa Coelho
Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente
Universidade Estadual de Santa Cruz (BA)

Edição Exclusiva para Assinantes

Para acessar, faça login ou assine a Ciência Hoje das Crianças

CONTEÚDO RELACIONADO

Mamãe chocolate

Conhece “Meus pintinhos venham cá”? Você agora vai descobrir uma adaptação dessa brincadeira muito famosa entre as crianças de Minas Gerais.

Os supertubarões: famosos e com sexto sentido!

Saiba mais sobre a grande variedade de tubarões que vivem no fundo do mar e suas incríveis características.