Cadê a sombra?

De repente, acaba a luz. Sempre tem aquele corre-corre em casa para procurar vela, fósforo, lanterna… E a família só sossega depois de encontrar tudo. Ficar sem energia elétrica é meio chato: não podemos assistir televisão, brincar no computador e ainda é preciso economizar a bateria do celular porque não há como recarregá-la. Tédio? Que nada! Vamos fazer um experimento com sombra, ou melhor, sem ela?!

Ilustração Marcelo Pacheco

Você vai precisar de:

 Fósforos;

 Lanterna;

um adulto.

Como fazer?

Peça ao adulto para acender o fósforo e segurá-lo a uma distância de, mais ou menos, 15 centímetros de uma parede. Enquanto isso, você pega a lanterna e ilumina a mão do adulto segurando o fósforo. Olhe para a parede. O que você vê?

 

O que aconteceu?

Você vê apenas a sombra da mão do adulto segurando o palito, mas não vê a sombra da chama! Por quê? Porque um objeto só projeta sombra se a luz não passar através dele, mas apenas em volta dele. Como a luz da lanterna passa através da chama, não há sombra a ser projetada.

 

A Redação.

Matéria publicada em 27.08.2019

COMENTÁRIOS

Envie um comentário

CONTEÚDO RELACIONADO

A árvore sagrada da Amazônia

Se você pudesse fazer um pedido para 2020, o que pediria? Uma vacina para prevenir a covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus? Pode apostar que esse é o sonho de muita gente pelo mundo todo. E é também o desafio de muitos cientistas! Que tal conhecer um pouco da história das vacinas e descobrir como são produzidas?