As cores da luz

Levanta a mão quem acredita que a luz tem muitas cores. É sério! Existem diversas cores formando a luz, que, aos nossos olhos, parece ser branca! Como pode? Melhor do que afirmar é comprovar! Então, vamos fazer um experimento agora!

Ilustração Mario Bag

Você vai precisar de:

Lápis

► Cartolina branca

► Lápis de cor

 Régua

 Copo

 Tesoura sem ponta

Como fazer

Pegue o lápis e faça um círculo na cartolina usando a boca do copo. Faça um ponto bem no meio do círculo e desenhe linhas, dividindo o círculo em sete partes iguais (como o modelo ao lado).

Pinte cada parte de uma cor: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul claro, azul escuro e violeta. Recorte o círculo colorido da cartolina. Faça um furo com a tesoura bem no lugar do ponto que você marcou e encaixe o lápis. Pronto? Agora, gire o lápis bem depressa. O círculo colorido vai girar junto com o lápis. Que cor teremos?

 

O que aconteceu?

Girando o círculo colorido depressa, ele parece branco. Com a luz também acontece isso e quem chegou a essa conclusão foi o cientista inglês Isaac Newton, que viveu de 1643 a 1727. Mas o cientista não fez um experimento em que as cores se misturavam e resultavam no branco. Ele fez o contrário. Usou um prisma de vidro transparente em formato de triângulo e fez a luz branca atravessá-lo. O resultado foi a decomposição da luz em  cores. Esse fenômeno da decomposição da luz acontece quando a luz do sol atravessa gotículas de chuva e forma o arco-íris.

 

Redação CHC

Matéria publicada em 16.08.2018

COMENTÁRIOS

Envie um comentário

CONTEÚDO RELACIONADO

Congadas e outras festas populares!

As celebrações vêm da África, mas a alegria é tradição do Brasil

O castelo faz 100 anos!

Na cidade do Rio de Janeiro, bem na margem da Avenida Brasil, existe um castelo. Nele não moram reis, rainhas, príncipes ou princesas. Se existe alguém reinando por lá, é a Ciência!