As cores da luz

Levanta a mão quem acredita que a luz tem muitas cores. É sério! Existem diversas cores formando a luz, que, aos nossos olhos, parece ser branca! Como pode? Melhor do que afirmar é comprovar! Então, vamos fazer um experimento agora!

Ilustração Mario Bag

Você vai precisar de:

Lápis

► Cartolina branca

► Lápis de cor

 Régua

 Copo

 Tesoura sem ponta

Como fazer

Pegue o lápis e faça um círculo na cartolina usando a boca do copo. Faça um ponto bem no meio do círculo e desenhe linhas, dividindo o círculo em sete partes iguais (como o modelo ao lado).

Pinte cada parte de uma cor: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul claro, azul escuro e violeta. Recorte o círculo colorido da cartolina. Faça um furo com a tesoura bem no lugar do ponto que você marcou e encaixe o lápis. Pronto? Agora, gire o lápis bem depressa. O círculo colorido vai girar junto com o lápis. Que cor teremos?

 

O que aconteceu?

Girando o círculo colorido depressa, ele parece branco. Com a luz também acontece isso e quem chegou a essa conclusão foi o cientista inglês Isaac Newton, que viveu de 1643 a 1727. Mas o cientista não fez um experimento em que as cores se misturavam e resultavam no branco. Ele fez o contrário. Usou um prisma de vidro transparente em formato de triângulo e fez a luz branca atravessá-lo. O resultado foi a decomposição da luz em  cores. Esse fenômeno da decomposição da luz acontece quando a luz do sol atravessa gotículas de chuva e forma o arco-íris.

 

Redação CHC

Matéria publicada em 16.08.2018

COMENTÁRIOS

  • Anna Elise

    É a mesma coisa que acontece com o céu?

    Publicado em 20 de outubro de 2018 Responder

Envie um comentário

CONTEÚDO RELACIONADO

Médico de Família!

: Uma profissão que salva vidas e leva saúde a quem mais precisa

Fórmula de Escolha

Chegou a hora de brincar, mas a turma não sabe como selecionar quem será o escolhido para comandar a brincadeira de maneira justa. A CHC tem a solução!