A química dos números

Você sabia que dá para juntar moléculas e números em uma brincadeira?

Certo dia, um laboratório de química foi invadido por números em busca de diversão. Eles foram atraídos por esses três objetos…

E um número disse:

– A gente poderia começar com a cobrinha, que tal?

Essa cobrinha representa uma molécula de acetileno.  Ela é usada para produzir chamas que derretem até metal! Mas os números queriam mesmo era se divertir e inventaram a seguinte brincadeira: como você pode ver, o acetileno tem 4 bolas e 3 varetas ligando as bolas, certo? Os 4 primeiros números ímpares 1, 3, 5 e 7 deviam cada um ficar em uma bola e os números pares 2, 4 e 6, entre eles, nas varetas. Mas a graça dessa brincadeira é que não poderia ser de qualquer jeito. Eles precisavam ficar distribuídos de forma que o número par em cada vareta fosse igual à diferença entre os números ímpares das bolas ligadas à vareta.

Eles pularam em cima da cobrinha e ficaram distribuídos assim:

Em seguida, os números encontraram o modelo do metano. Veja:

Essa molécula uma das responsáveis pelo efeito estufa. Bem, os números foram logo pulando em cima do metano para tentar novamente a mesma brincadeira. Dessa vez, os ímpares são 1, 3, 5, 7 e 9, e os pares 2, 4, 6 e 8.

Você é daquelas pessoas que acha que tentar resolver enigmas é mais divertido do que olhar direto a resposta? Eu acho que você é, e por isso vou deixar essa do metano para você, pode ser?

Bem, seguindo em frente, os números avistaram o que parecia ser um cachorrinho, mas, na verdade, era uma molécula de etanol. Essa molécula compõe o álcool gel, tão importante nesses dias de pandemia.

Gráficos Marina Vasconcelos

Os números toparam o desafio, e, depois de algumas tentativas frustradas, os ímpares preencheram as bolinhas como você pode ver na figura. Mas ainda faltavam os números 1 e 17, que deveriam ficar nas bolinhas pretas. Se você puder ajudá-los a escolher as bolinhas certas para ficar e depois colocar os pares nas varetas, pode ter certeza de que vai começar uma longa amizade entre vocês!

pedro_roitman

Pedro Roitman,
Instituto de Matemática,
Universidade de Brasília

Sou carioca e nasci no ano do tricampeonato mundial de futebol – para quem é muito jovem, isso aconteceu em 1970, século passado! Enquanto fazia o curso de Física na universidade, fui encantado pela Matemática. Hoje sou professor.

Matéria publicada em 17.09.2020