A origem dos vaga-lumes

Coelho Neto

Ilustração Evandro Marenda

No princípio, tudo na Terra era sombra e silêncio. Os astros eram considerados os diamantes do céu, lapidados um a um pelo tempo. A poeira luminosa que deles saia ficava espalhada, formando a Via Láctea e as outras nebulosas. Assim surgiram todas as estrelas que brilham; o Sol, que parece um topázio enorme; e a Lua, que é uma opala triste e distante.

Acontece que parte dessa poeira cósmica que vinha dos astros se espalhou aqui na Terra em forma de fagulha, uma chama fraquinha, mas muito poderosa, criando os animais e o homem, as árvores… Tudo! Essa fagulha aqui na terra se transformou em uma centelha maior, falante, que disse, certa vez:

Quero ser livre! Venho das claras estrelas que brilham no céu que, quando lapidadas lá no alto, delas saía uma luminosa poeira que se espalhou nos espaços formando estradas largas no Universo. Porém, algumas delas, como grãos pequeninos, vieram cair na Terra e se animaram. Nas noites, a poeira das estrelas vive e brilha também aqui. Somos nós, os vaga-lumes”.

E foi da poeira das estrelas que vieram todas as coisas que existem na Terra. Inclusive, os vaga-lumes que brilham, piscam e se confundem com os outros astros do céu.

Coelho Neto nasceu no Maranhão, em 1864, e morreu no Rio de Janeiro, em 1934. Foi escritor, romancista, crítico e teatrólogo, e pertenceu a Academia Brasileira de Letras. Assim como este conto, livremente adaptado pela CHC, ele deixou várias outras obras literárias, em livros e jornais da época.

Fonte: https://web.archive.org/web/20160530044056/http://jangadabrasil.com.br/julho/im11070b.htm