A menina que não falava

Conto africano

Ilustração Mariana Massarani

Fazia tempo que o rapaz observava aquela moça. Sabia que estava apaixonado, porque sentia seu coração a ponto de explodir. Queria propor casamento, e foi conversar com os pais dela:

– Essa nossa filha não fala. Mas, caso consiga fazê-la falar, poderá se casar com ela – responderam os pais da moça.

O rapaz tomou coragem, aproximou-se da menina e começou a lhe fazer várias perguntas. Logo em seguida, começou a contar histórias engraçadas. Mas a menina não chegou a rir e não pronunciou uma só palavra. O rapaz desistiu e foi embora.

Depois desse, vieram outros pretendentes. Alguns eram até muito ricos, mas ninguém conseguiu fazer a moça falar.

O último pretendente era um rapaz muito pobre e mal vestido. Chegou dizendo aos pais da moça que estava apaixonado e que queria se casar com ela. E os pais responderam:

– Pessoas muito mais apresentáveis do que você e com muito dinheiro não conseguiram fazê-la falar. Não será você que vai conseguir! Nem pense nisso!

Mas o rapaz insistiu e pediu que o deixassem tentar a sorte. Para que o jovem deixasse de incomodar, os pais concordaram.

O rapaz pediu à moça que o acompanhasse até a sua roça para ajudar na colheita de milho e amendoim. O rapaz começou a colher, enquanto a moça apenas olhava.

Depois de muito trabalho, ao ver que o rapaz já tinha colhido quase tudo, a menina soltou uma pergunta:

– Como você consegue trabalhar tanto?

O rapaz começou a rir e pediu à moça que o acompanhasse de volta à casa dos pais dela. Chegando lá, o rapaz contou o que se tinha passado na roça. A questão foi discutida pelos anciãos da aldeia, e, finalmente, organizou-se um grande casamento.

 

Este é um conto de origem africana, inspirado em
https://curadoriacolunastortas.wordpress.com/ e livremente adaptado pela CHC.

Matéria publicada em 07.05.2020

COMENTÁRIOS

Envie um comentário

CONTEÚDO RELACIONADO

Quem foi Tiradentes?

Dentista, comerciante, militar, herói ou revolucionário?

Minitornado no potinho

A imagem de um tornado, ainda que vista na tela da TV, do cinema ou em fotografia, ninguém esquece. E o que você acha de criar um minitornado dentro de um potinho?