A incrível fábrica de células!

Talvez você ainda não saiba, mas o corpo humano é composto de trilhões de células. São estruturas minúsculas, que poderiam ser comparadas a blocos de montar. Em nosso organismo, esses blocos, ou melhor, células se dividem e dão origem a células filhas, que podem “montar” e fazer funcionar as mais diversas partes corpo – um órgão, por exemplo. Como acontece com os blocos de brinquedo, as células às vezes têm defeitos e, ao se dividirem, dão origem a células filhas também defeituosas, chamadas células mutantes. Quando isso acontece, é hora de resolver o problema cuidando da saúde!

Ilustração Jaca

O corpo humano é fantástico, tem células que se dividem, dão origem a novas células e morrem. Uma renovação que nunca para e que mantém o corpo saudável. Mas nem todas as células são iguais. As que são parecidas entre si formam os órgãos. A pele, por exemplo, o maior órgão do corpo humano, tem células diferentes das que formam o coração, que também são diferentes das do estômago e por aí vai… Essas diferenças estão relacionadas com a função delas em cada órgão do nosso corpo.

Se você se lembra da abertura desse texto, sabe que as células podem dar defeito, tornando-se células mutantes. Essas se tornam incapazes de realizar as suas funções corretamente e apresentam o “superpoder” de se dividir loucamente, dando origem a muitas células filhas defeituosas e que, ainda por cima, se esquecem de que devem morrer. Isso leva a um aumento exagerado do número de células e ao mau funcionamento do organismo, deixando a pessoa doente.

Ação contra mutantes

Quando há algo errado no corpo humano, a natureza logo dá um jeito de resolver o problema. Assim, o nosso organismo conta com um grupo de células que formam o chamado sistema imunitário. Esse grupo é responsável por manter o corpo em equilíbrio, livre de infecções e de células defeituosas. Um dos componentes desse sistema são as exterminadoras naturais, que são capazes de identificar as células mutantes e eliminá-las do organismo.

Você deve estar se perguntando se o surgimento de células mutantes é uma coisa comum. A resposta é sim. Mas elas são eficientemente eliminadas. Por isso, o surgimento de doenças devido à presença dessas células defeituosas é algo difícil de acontecer. E é ainda mais raro em crianças do que nos adultos. Quando acontece, quase sempre as células que ficam alteradas são justamente aquelas do sistema imunitário, as do combate às mutantes. Aí, a criança passa a ter leucemia.

O que significa isso?

Leucemia é uma doença que afeta as células sanguíneas (que são células que ficam boiando no nosso sangue) e ataca as defesas do nosso organismo. Existem mais de 12 tipos de leucemias, que recebem nomes diferentes de acordo com o tipo de célula que fica defeituosa. Mas, como existem muitos tipos de células em nosso sistema imunitário, quando uma está defeituosa, temos as outras para trabalhar a todo o vapor!

É com essa característica do nosso corpo que os cientistas vêm trabalhando nos últimos anos para tratar os pacientes – adultos e crianças – de leucemia. Eles têm pensado muito em maneiras para melhorar o funcionamento das células normais do sistema imunitário e eliminar as defeituosas.

Cabeça de cientista

Se você pudesse ler os pensamentos dos cientistas, descobriria que eles pensam mais ou menos assim:

“Como podemos tentar resolver o problema da leucemia? Desativando as células defeituosas do sangue. Mas de onde vêm as células do sangue? Da medula óssea, ou seja, de uma gelatina chamada tutano, que fica dentro dos ossos longos do corpo humano. E a medula fabrica direto as células do sangue? Não, a medula armazena células-tronco, um tipo especial de células, que se forma antes de nascermos, e pode dar origem a vários tipos de células diferentes, incluindo de defesa e as hemácias (estas carregam o oxigênio para todo corpo). Mas, se as células-tronco estão dando origem a células com defeito, o que temos de fazer? Desativá-las, ou melhor: trocá-las!”.

Sim, é possível trocar a medula óssea – essa fantástica fábrica de células – quando ela dá origem a células defeituosas. Como? Com o transplante de medula óssea, em que a pessoa que tem células-tronco defeituosas recebe novas células-tronco saudáveis para restabelecer a produção!

Como você pode ver, já existem soluções para resolver esses problemas com células defeituosas, que vão desde remédios que ajudam a melhorar a atividade do nosso sistema imunitário, até a troca da fábrica! Quem sabe um dia você, que está lendo este artigo, não se tornará um cientista e criará uma nova solução para essa questão?

 

Juliana Echevarria-Lima e Angela Hampshire Lopes
Instituto de Microbiologia Paulo de Góes

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Matéria publicada em 09.03.2020

COMENTÁRIOS

  • Adcelma sateles de jesus

    Eu gostei muito e muito científico e enteresante

    Publicado em 19 de Maio de 2020 Responder

  • mateus

    isso e legal

    Publicado em 22 de setembro de 2020 Responder

Envie um comentário

CONTEÚDO RELACIONADO

A árvore sagrada da Amazônia

Se você pudesse fazer um pedido para 2020, o que pediria? Uma vacina para prevenir a covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus? Pode apostar que esse é o sonho de muita gente pelo mundo todo. E é também o desafio de muitos cientistas! Que tal conhecer um pouco da história das vacinas e descobrir como são produzidas?