A dança dos tangarás

Lenda do Paraná

Ilustração Bruna Assis Brasil

Certa vez, um marinheiro que estava de folga decidiu fazer um passeio de canoa em Guaraqueçaba, no litoral do Paraná.  Ele seguiu pelas águas na companhia de um pescador, que ia lhe mostrando as belezas naturais do local. Ao final do passeio, desceu na praia e logo escutou um lindo canto, seguido de uma revoada de pássaros coloridos. O pescador informou:

– São tangarás! Esses pássaros voam em bando. Os machos são muito coloridos e… dançarinos!

O visitante, encantado com a visão dos pássaros dançarinos, não fazia ideia da história que ouviria. E o pescador continuou:

– Esses pássaros guardam um mistério. Não são dançarinos por acaso. Os antigos contam que havia aqui, nesta ilha, um povoado onde moravam muitos pescadores. Seu Chico Santos era um deles e tinha sete filhos. Os rapazes eram muito alegres e adoravam dançar. Mas, em época de Semana Santa, para quem é muito católico, não se dança não, meu senhor. Mas eles teimaram, fizeram uma festa e dançaram noite afora. Sete dias depois, os sete meninos adoeceram. Pegaram varíola, uma doença sem cura na época. E aconteceu algo ainda pior: Seu Chico perdeu um a um, os sete filhos.

De olhos arregalados, o visitante seguia ouvindo o pescador:

– Dizem que os rapazes viraram tangarás dançarinos e que voam em bando pela floresta. Muitas vezes, eles dançam e catam lembrando do tempo que ainda eram humanos. Acredite, meu senhor, quem quiser!

O viajante ficou pensativo por um instante, agradeceu o pescador pela história e seguiu seu caminho. E acredite quem quiser na origem da dança dos tangarás…

 

Livremente adaptada pela CHC, a lenda do tangará é famosa entre os marinheiros de Guaraqueçaba. No passado, esta cidade que fica no litoral do Paraná, foi habitada por povos indígenas, como os Tupinambá e os Carijó.

Matéria publicada em 16.03.2021

COMENTÁRIOS

  • jan

    uuuuuuuuuuuuaaaaaaaauuuuuuuuuu que livro legal

    Publicado em 9 de abril de 2021 Responder

  • jan

    concordo joaquim

    Publicado em 9 de abril de 2021 Responder

Envie um comentário

CONTEÚDO RELACIONADO

Quem canta seus males espanta

Ouvir (e cantar!) uma boa música traz inúmeros benefícios. Já cantou hoje?