A carruagem incandescente de Ana Jansen

Lenda popular da cidade de São Luís

Ilustração Luci Sacoleira

A história fantástica de Ana Jansen, uma poderosa dama que viveu no século 19, na antiga São Luís, capital do Maranhão, causa arrepios em qualquer valente. Dona Ana, como também era conhecida, estava à frente de seu tempo, fazia suas próprias escolhas e enfrentava os comerciantes locais com punhos de aço. Por isso, era detestada por muitos!

Dona de propriedades e escravos, Ana Jansen passeava pelas ruas de São Luís em sua luxuosa carruagem, fechando grandes negócios e tocando sua vida livre. Mas, como todo mortal, um dia ela morreu.

Ana Jansen partiu, mas não se contentou em dormir seu sono eterno lá no além. Dizem que ela voltou em uma carruagem incandescente. Ou melhor, ela volta toda semana, de quinta para sexta-feira, quando o relógio bate meia-noite. Gloriosa, passeia pelo centro histórico de São Luís. Quem conduz a carruagem fantasmagórica é um dos seus ex-escravos, que, acredite você ou não, guia o veículo mesmo sem cabeça.

Portanto, se você tem medo de aparições, nas noites de quinta para sexta-feira, evite passear pelo centro histórico da capital maranhense. Dizem que em qualquer cada esquina, Ana Jansen pode estacionar sua carruagem incandescente para pedir uma pequena informação: “Boa noite, onde fica o Cemitério do Gavião?”. Em troca da informação, ela oferece ao pedestre desavisado uma vela acesa. Quem aceita está condenado… a morrer! Mistérios de São Luís!

 

A lenda de Ana Jasen é uma das diversas histórias encantadas que circulam em São Luís, no Maranhão. Esta versão foi livremente adaptada pela CHC.

 

Fonte: https://www.amazon.com.br/Quem-tem-medo-Ana-Jansen-ebook/dp/B086M4N3DG

https://bibliotecadigital.fgv.br/dspace/bitstream/handle/10438/10084/Tese%20FGV.pdf?sequence=1&isAllowed=y

Matéria publicada em 20.10.2020

COMENTÁRIOS

Envie um comentário

admin

CONTEÚDO RELACIONADO

Bateria de moedas

Hora de se divertir com experimentos e atividades!

Tem criança no samba!

As escolas de samba mirins são uma alegria a mais no carnaval.