Arqueologia, cultura popular e diversão

Você já observou o trabalho de um arqueólogo? Já pensou em quanta história esse pesquisador desenterra? Por meio das escavações arqueológicas, é possível conhecer muito sobre o passado de antigas sociedades e civilizações – algumas delas, já extintas. Parte dos achados está exposta em locais como o Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade Federal do Paraná.

Exposição Onde tudo começou: da pré-história à história. (foto: Divulgação MAE-UFPR)

Sediado desde 1963 numa bela construção localizada em Paranaguá, no litoral do Paraná, o museu abriga mais de 70 mil peças resgatadas por pesquisadores em sítios arqueológicos espalhados pelo estado. Lá, também é possível encontrar sessões de cinema, visitas guiadas e até oficinas sobre arqueologia.

Além disso, você pode conferir a exposição Praticar arqueologia: objetos e pessoas através do tempo, em cartaz até março de 2015. O museu conta, ainda, com uma sala de exposições em Curitiba. Imperdível!

Museu de Arqueologia e Etnologia