Amazônia no rádio?

Que tal conhecer, à moda antiga, um pouco da história da maior floresta tropical do mundo? Deixe-me perguntar de outra maneira: o que você acha de se informar sobre a Amazônia por meio de uma radionovela na internet? Na página Dinossauro do Amazonas , você fica sabendo sobre a cultura, as curiosidades, os mistérios e as riquezas naturais que essa região abriga.

A radionovela, como o nome sugere, consiste em pequenos capítulos de uma história transmitida pelo rádio. Ela era uma maneira muito comum de contar histórias, interpretadas por atores, quando ainda não existia a televisão. As pessoas imaginavam as cenas à medida que ouviam a narrativa.

Na página Dinossauro do Amazonas , a situação não é diferente. Vários personagens dão vida à trama, que começa com a ida de Salvador Valente, o destemido protagonista, à Amazônia. Salvador é um detetive que já salvou mais de 35 mil pessoas. A viagem do investigador dá início a muitas aventuras, que são divididas em vários capítulos e apresentam informações sobre a fauna e a flora da região, assim como lendas da Amazônia e curiosidades. Além de Salvador, participam da aventura o narrador da história, a secretária Gilda Lee, o delegado Feltrim, o Dr. Sternaro, um dinossauro e o Amazonas, é claro, entre outros personagens!

O Dinossauro do Amazonas nasceu apenas para ser uma radionovela on-line : “Uma radionovela é muita rica em conteúdo, já que tem trilha sonora, ruídos, além das vozes”, explica Plínio Filho, idealizador do projeto. Mas logo surgiram outras idéias para incrementar a página na internet. Uma história em quadrinhos, por exemplo, agora acompanha a trama e pode ser lida separadamente na tela do computador ou acompanhada pelo áudio. Você pode também baixar a trilha sonora da radionovela, copiar papéis de parede, deixar recados no blog do Dino, conhecer outras páginas na internet com informações sobre dinossauros, animações e histórias em quadrinhos, entre outros atrativos.

Salvador Valente, um destemido detetive, é o protagonista dessa aventura no Amazonas, que também inclui um dinossauro e muitos outros personagens.

No momento, aliás, o objetivo dos idealizadores é fazer a história em quadrinhos impressa, acompanhada de um CD com a radionovela, para ser distribuída em bancas. “A radionovela também será transmitida em rádios que tenham interesse no público jovem e que queiram uma opção diferente de entretenimento. Já temos algumas rádios que se interessaram pelo material e estamos aguardando novos contatos. Nossa intenção é divulgar a radionovela por todos os cantos do Brasil”, conta Plínio.

E se você quer uma amostra desse velho novo meio de contar uma história, clique aqui e ouça um pequeno trecho de Dinossauro do Amazonas. Depois, visite a página e boa viagem – no tempo e pela Amazônia!

Matéria publicada em 22.06.2010

COMENTÁRIOS

Envie um comentário

Cathia Abreu

Adoro aprender coisas novas. Tenho a sorte de trabalhar me divertindo e fazendo descobertas todos os dias.

CONTEÚDO RELACIONADO

Um mergulho com os peixes

Acompanhe o final da aventura de Rex, Diná e Zíper e suas descobertas no fundo do mar.

Rex, Diná e Zíper em…

Um lanchinho para os peixes. É correto alimentar esses animais na natureza?

Open chat