Amazônia em miniatura

Nossos leitores já sabem que a fauna amazônica é uma das mais ricas do mundo: ela inclui espécies diferentes de antas, pequenos lagartos e até jabutis observados no alto das árvores! Além de apresentar a história de outros animais amazônicos exuberantes e curiosos que vivem no Parque Zoobotânico do Museu Paraense Emílio Goeldi, o projeto “Viva Amazônia” traz miniaturas das espécies para você baixar e colorir.

Guará em miniatura para baixar e montar. Imagem: Museu Goeldi

Guará em miniatura para baixar e montar. Imagem: Museu Goeldi

 

Guará em tamanho real: penas vermelhas vêm de crustáceos. Foto: Paula Sampaio/Museu Goeldi

Guará em tamanho real: penas vermelhas vêm de crustáceos. Foto: Paula Sampaio/Museu Goeldi

O guará (Eudocimus ruber), por exemplo, se destaca pela plumagem imponente eavermelhada. De onde vem toda essa cor? De caranguejos e camarões que contêm um pigmento vermelho e formam a base da dieta dos guarás. Para imprimir uma versão em miniatura para colorir deste lindo animal, clique aqui. A versão colorida também está disponível.

A aracanga (Ara macao) também é uma ave bem colorida: além do vermelho, faixas amarelas e azuis compõem sua bela plumagem. Apesar de não fazer parte da lista de animais brasileiros ameaçados de extinção, a aracanga sofre com o tráfico ilegal de animais silvestres, já que é muito procurada por colecionadores de aves. Clique aqui para baixar a versão em miniatura para colorir. Se preferir, baixe a versão colorida.

Já a ariranha (Pteronura brasiliensis) chama a atenção por outro motivo: é barulhenta que só! Este mamífero, que pode medir até 1,80m quando adulto, emite sons agudos para se comunicar com seu bando e pode ser ouvido de bem longe. Baixe aqui a versão em miniatura para colorir e aqui a versão já colorida.

Para conhecer mais sobre essas espécies e sobre a onça-pintada, confira a série “Aves e mamíferos” do projeto “Viva Amazônia”.

Matéria publicada em 04.11.2015

COMENTÁRIOS

  • raul

    que legal

    Publicado em 6 de julho de 2020 Responder

Envie um comentário

Simone Evangelista

Adoro ler, ir ao cinema e viajar para conhecer muitos lugares diferentes. Escrevo sobre ciência para explorar todos os cantinhos do universo.

CONTEÚDO RELACIONADO

Um mergulho com os peixes

Acompanhe o final da aventura de Rex, Diná e Zíper e suas descobertas no fundo do mar.