Água-viva viajante

Quem vê uma água-viva no mar, com aquele jeitão vagaroso, não imagina que ela seja capaz de viajar grandes distâncias. É de se estranhar, então, que exemplares da água-viva-australiana-manchada (Phyllorhiza punctata) tenham sido encontrados no mar de Ubatuba, em São Paulo. Como será que elas chegaram até aqui?

A (i)Phyllorhiza punctata(i) pode medir até 60 centímetros de diâmetro e há registros esporádicos de sua ocorrência no Brasil desde a década de 50. A espécie se alimenta de plâncton e larvas de crustáceos, como camarões (Foto: Orest / Wikimedia Commons / CC BY-SA 2.0)

A (i)Phyllorhiza punctata(i) pode medir até 60 centímetros de diâmetro e há registros esporádicos de sua ocorrência no Brasil desde a década de 50. A espécie se alimenta de plâncton e larvas de crustáceos, como camarões (Foto: Orest / Wikimedia Commons / CC BY-SA 2.0)

Provavelmente, de carona em navios! Só que com um detalhe: elas não sabiam que estavam embarcando em uma viagem.

As águas-vivas podem ter viajado quando eram apenas filhotes, em um estágio de seu ciclo de vida chamado pólipo. Nessa fase, elas ainda são pequenas e incapazes de se mover sozinhas, por isso, precisam estar presas a algum lugar. Se o lugar escolhido tiver sido o casco de um navio, já dá pra concluir o que houve – o barco zarpou e, com ele, as águas-vivas!

Outra possibilidade é de que elas tenham chegado até aqui junto com a água de lastro – água do mar armazenada em tanques, nos navios, que servem para dar estabilidade à embarcação – de barcos que aportaram no Brasil. Isso pode acontecer mesmo na fase adulta das águas-vivas.

É nesse estágio, conhecido como medusa, que as águas-vivas-australianas-manchadas já sabem nadar por conta própria e podem causar problemas para os banhistas. “Os riscos são como de qualquer outra água-viva: um encontro com elas pode causar irritações na pele, por exemplo”, diz André Morandini, zoólogo do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo.

Saiba o que fazer em caso de acidentes com águas vivas.

Não é só aos humanos que as águas-vivas invasoras podem causar prejuízos. O meio ambiente também pode ser prejudicado. “Como é uma espécie não originária do Brasil, ela pode estar causando algum prejuízo ao ecossistema”, aponta André. “Porém, ainda não sabemos qual”.

A P. punctata já tem sido observada em diversos lugares do planeta. No Golfo do México, por exemplo, sua presença causou uma redução da população de camarões, o que afetou o meio ambiente e as atividades de pesca.

Não há muito o que fazer em relação às águas-vivas que já estão em águas brasileiras. Porém, existe uma forma de evitar que novos animais venham parar aqui: basta que os navios sejam limpos em alto mar, impedindo que novos animais cheguem até a costa.

Matéria publicada em 20.05.2013

COMENTÁRIOS

  • Myrela Bispo Dos Santos

    As águas-vivas pode ter viajado quando era apenas filhotes em um estágio de seu círculo de vida chamado pólipo nessa fase elas ainda são pequenas é incapazes de se mover sozinha por isso precisam estar pressa a algum lugar o lugar escolhido tiver sido o casco de um navio já dá para concluir o que houve o barco zarpou e com ele as águas-vivas

    Publicado em 13 de novembro de 2020 Responder

  • Otávio Brito de Oliveira

    Oi professora achei muito interessante.

    Publicado em 16 de novembro de 2020 Responder

  • Diogo Brito de Oliveira

    Elas são lindas mas perigoso estar perto delas né

    Publicado em 16 de novembro de 2020 Responder

  • Yan Fernandes de Souza.

    Achei muito legal.e incrível

    Publicado em 1 de abril de 2021 Responder

  • Miguel Domingues de Araujo

    Que curioso, não sabia que a ardência da pele causada pela água viva e o seu veneno.

    Publicado em 3 de abril de 2021 Responder

  • João Henrique

    foi bom saber que elas podem ir tão longe

    Publicado em 5 de abril de 2021 Responder

  • JORGE EDUARDO DE FREITAS PINHEIRO JUNIOR

    Tia e verdade que algumas água vivas?

    Tia águas vivas podem ser colocadas em corais ou outros animais?

    Achei bem estranho(interessante e curioso) o texto!

    Publicado em 5 de abril de 2021 Responder

    • JORGE EDUARDO DE FREITAS PINHEIRO JUNIOR

      Tia as algumas águas vivas nao envelhecem e verdade ou falso pq tem jente que dis que sim.

      Publicado em 5 de abril de 2021 Responder

  • Isis Lopes Roma

    Nossa e muito perigoso para o mundo e se os peixes acabarem cem peixe para todo mundo do mundo

    Publicado em 6 de abril de 2021 Responder

  • Pedro

    Os navios dão carona para as águas vivas.

    Publicado em 19 de abril de 2021 Responder

Envie um comentário

Fernanda Turino

Sempre fui muito curiosa, adorava brincadeiras ao ar livre e acampar (fui até escoteira!). Cresci lendo a CHC e hoje trabalho aqui.

CONTEÚDO RELACIONADO

Um mergulho com os peixes

Acompanhe o final da aventura de Rex, Diná e Zíper e suas descobertas no fundo do mar.