Água com açúcar faz bem para as plantas?

Nós, meninos, sabemos que as meninas adoram receber flores e cuidar delas. Foi justamente uma menina, a leitora Isabelli Morais, que enviou a seguinte pergunta:

É verdade que dar água com açúcar para plantas faz bem?

Menina regando planta

Ao regar uma planta que está na terra, não devemos usar água com açúcar (Foto: Geoffery Kehrig / Flickr / CC BY-NC-SA 2.0)

Para descobrir a resposta, conversei com o agrônomo Daniel Vidal Pérez, da Embrapa. Ele explicou que, se formos regar uma planta inteira, com raiz enterrada na terra, não podemos usar água com açúcar. Mas, se quisermos colocar uma flor num vaso com água, um pouquinho de açúcar ajuda a preservá-la.

O carbono, presente no açúcar, é muito importante para o crescimento das plantas. Porém, no açúcar ele está em forma de carboidrato e a planta não consegue absorvê-lo assim – os vegetais conseguem o carbono por meio do gás carbônico, consumido na fotossíntese (veja mais na CHC 153).

“Se irrigamos a planta usando água com açúcar, ele pode servir de alimento para microrganismos”, explica Daniel. Muitos desses microrganismos são prejudiciais às planta e podem causar doenças.

Vaso com flores

Se as flores estiverem cortadas e num vaso com água, um pouquinho de açúcar fará com que durem mais (Foto: stalkERR / Flickr / CC BY-NC-ND 2.0)

Por outro lado, quando colocamos uma flor num vaso com água pura, ela morre mais rápido que uma flor colocada num vaso com água e açúcar. Isso acontece porque, numa flor com o talo cortado, os nutrientes presentes na planta tendem a “escapar” para um lugar com menos nutrientes – no caso, a água pura. Se misturarmos um pouco de açúcar na água, os dois ambientes (dentro e fora do talo) ficam mais ou menos equilibrados. Então, os nutrientes ficam mais tempo dentro das flores e isso faz com que elas durem mais!

Cuidado, porém, com a quantidade de açúcar: basta um pouquinho para prolongar a aparência vistosa da sua flor. “Uma colher de chá é suficiente para meio litro de água”, conta Daniel. Mais do que isso pode facilitar a proliferação de microrganismos indesejáveis.

Matéria publicada em 29.08.2012

COMENTÁRIOS

  • Ivone Brito

    Tenho 63 anos e ainda lembro desta matéria que aprendi em biologia mas hoje aprendi mais sobre manter as flores viçosas e o açúcar já sabia há muito tempo atrás

    Publicado em 28 de novembro de 2020 Responder

  • Maria de Lourdes do Carmo Rodrigues

    Tenho um pé de mini rosa no vaso na minha lavanderia, ocorre que algumas folhas estão ficando açucaradas e fica amarelas caindo . E não desenvolve . O que fazer, está perto da janela de vidro onde bate sol a tarde inteira . O que fazer ?

    Publicado em 4 de janeiro de 2021 Responder

  • Renato

    Poco borrifar água com açúcar no pé de tomate??
    Pois plantei umas mudas de tomates na minha casa e as folhas está nascendo amarela.

    Publicado em 11 de abril de 2021 Responder

    • Isabelle de castro

      “Ele explicou que, se formos regar uma planta inteira, com raiz enterrada na terra, não podemos usar água com açúcar. ” “Se irrigamos a planta usando água com açúcar, ele pode servir de alimento para microrganismos”, explica Daniel. Muitos desses microrganismos são prejudiciais às planta e podem causar doenças.

      Publicado em 6 de setembro de 2021 Responder

  • Isabelle de castro

    Também posso colocar açúcar quando for fazer mudas de jibóia, Bougainville ou dipladenia na água?

    Publicado em 6 de setembro de 2021 Responder

  • Leonardo Cintra

    Para evitar a proliferação de microorganismos nesta solução, basta acrescentar 1 colher de vinagre. Além de acidificar o meio, a sacarose presente no açúcar, quebrará em glicose e frutose.

    Publicado em 22 de setembro de 2021 Responder

    • Maria

      #LeonardoCintra, 1 colher (de chá) de vinagre para 1/2 L de água?
      Aguardo e agradeço!

      Publicado em 29 de dezembro de 2021 Responder

  • gerson

    se extrairmos o pouco de açucar do bagaço da cana ele serve para irrigar o solo?

    Publicado em 5 de janeiro de 2022 Responder

  • Fernando

    Gostava de saber o que deve fazer para ter tomates saudáveis. Obrigado pela informação.

    Publicado em 16 de junho de 2022 Responder

    • Duarte Pio de Bragança

      Coçar os tomates e fazer amor!

      Publicado em 24 de agosto de 2022 Responder

  • Matheus

    Olá, por um equívoco joguei água com sal nas plantas e murcharam. O que posso fazer para corrigir?

    Publicado em 1 de novembro de 2023 Responder

Envie um comentário

Padrão do site

Sou o mascote da CHC. Troquei a pré-história pelo mundo virtual para mostrar a você o lado curioso e divertido da ciência.

CONTEÚDO RELACIONADO

Grêmio Recreativo Escola de Samba Turma do Rex apresenta… A história do carnaval!

Rex, Diná e Zíper vão passar o carnaval no Rio de Janeiro e aproveitam para contar a você muitas curiosidades sobre o passado dessa festa!