Barreira de plástico

Todos os anos, no Brasil, milhares de toneladas de garrafas PET são jogadas no lixo, e apenas pouco mais da metade delas é reciclada. O restante, infelizmente, pode acabar poluindo a natureza, sobretudo os mares. Foi pensando nesse problemão que a engenheira Luana Kann Kelch Vieira, da Universidade Estadual de Campinas, criou uma nova forma de usar essas garrafas: transformá-las em um quebra-mar flutuante.

O modelo do quebra-mar foi construído com 21 blocos de garrafas de meio litro, unidas por fita adesiva e cabos de aço finos. Esses blocos foram agrupados em linha reta por cabos de aço maiores, formando uma barreira de 4,5 metros de comprimento. (Foto: Luana Kelch)

Quebra-mar é uma barreira artificial construída ao longo da costa para protegê-la do desgaste provocado pelas ondas. Geralmente, essas barreiras são construídas com a colocação de pedras no fundo do mar. Mas Luana criou um modelo feito de garrafas PET, que é construído em terra e, depois de pronto, levado de barco até o lugar onde será instalado. “Isso reduz os custos e facilita a construção e a instalação do aparato”, explica. Por ser flutuante, o novo quebra-mar é preso ao chão por âncoras ou ganchos, preservando o fundo do oceano.

O modelo está sendo testado em laboratório e parece funcionar. Em um dos testes, o quebra-mar reduziu a onda em 98% – isso significa reduzir uma onda de dois metros de altura a apenas quatro centímetros.

Luana conta que, antes de levar o modelo ao mar, ainda será preciso alterar alguns detalhes. Um problema, por exemplo, é que o aço usado na estrutura enferruja por causa da água salgada. Também é preciso pensar em uma forma de proteger o quebra-mar para evitar que as garrafas escapem em caso de incidente, poluindo os oceanos.

Matéria publicada em 06.06.2012

COMENTÁRIOS

Envie um comentário

LucasConrado

Já quis ser astronauta, cientista, astrônomo e biólogo. Sempre gostei muito de ler sobre ciência e hoje adoro escrever sobre isso!

CONTEÚDO RELACIONADO

Um mergulho com os peixes

Acompanhe o final da aventura de Rex, Diná e Zíper e suas descobertas no fundo do mar.