Você já viu a queda de um meteoro?

Uma bola de fogo, uma luz bem forte, o barulho de uma explosão. A cena parecia um filme de ficção científica, mas aconteceu nesta sexta-feira (15/02/2013) na região dos Montes Urais, na Rússia, quando um meteoro colidiu com a Terra. O impacto deixou centenas de feridos – a maioria com arranhões leves –, destruiu janelas e balançou prédios.

Confira algumas imagens:

Estima-se que o meteoro pesava dez toneladas. “Ele devia ter mais ou menos três metros cúbicos de volume, ou seja, era do tamanho aproximado de três caixas d’água de mil litros”, calcula o geofísico Eder Molina, da Universidade de São Paulo.

Durante a queda, o objeto se fragmentou, e apenas alguns pedaços chegaram ao chão. Como a velocidade era muito grande – mais de 50 mil quilômetros por hora –, o corpo celeste começou a queimar ao entrar em contato com a atmosfera, e, por isso, vemos no vídeo esse rastro que parece uma mistura de fogo e fumaça.

Além de ser visualmente impressionante, a queda do meteoro gera uma “onda de choque”, ou seja, uma vibração bem forte – parecida com a que sentimos quando alguma coisa bate muito forte perto da gente. Foi isso o que balançou os prédios e quebrou as janelas, e foi por este motivo que várias pessoas ficaram feridas, e não porque o meteoro as atingiu.

Muita gente, é claro, ficou assustada com o que aconteceu. Porém, fique sabendo que a queda de meteoros no planeta é algo bastante comum. “Todos os dias a Terra ‘ganha’ algumas toneladas de material destes corpos, mas a maioria se fragmenta nas camadas mais altas da atmosfera e cai como uma fina poeira, e nem percebemos”, conta Eder. Impactos maiores, como o desta sexta-feira, felizmente são raros.

Matéria publicada em 15.02.2013

COMENTÁRIOS

Envie um comentário

Padrão do site

Sou o mascote da CHC. Troquei a pré-história pelo mundo virtual para mostrar a você o lado curioso e divertido da ciência.

CONTEÚDO RELACIONADO

Grêmio Recreativo Escola de Samba Turma do Rex apresenta… A história do carnaval!

Rex, Diná e Zíper vão passar o carnaval no Rio de Janeiro e aproveitam para contar a você muitas curiosidades sobre o passado dessa festa!