Vitamina solar?

Todos sabemos que se tomarmos sol, com protetor e moderação, ganhamos um belo bronzeado. Mas será que a nossa estrela luminosa pode nos transmitir outras coisas, como vitaminas, por exemplo? Foi o que me perguntou a nossa amiga Gabrielle Oliveira da Silva.

Pesquisando, descobri que o Sol não transmite nenhuma vitamina aos humanos, mas ajuda na produção de uma delas: quando ficamos expostos aos raios solares ultravioleta, nosso organismo produz a vitamina D.

Além de nos dar um bronzeado, a luz do Sol ajuda na produção de vitamina D, importante para os ossos. Cerca de 90% da vitamina D presente em nosso corpo é fabricada graças à exposição ao Sol. (foto: Luz Adriana Villa / Flickr / <a href= https://creativecommons.org/licenses/by/2.0/deed.pt>CC BY 2.0</a>)

Além de nos dar um bronzeado, a luz do Sol ajuda na produção de vitamina D, importante para os ossos. Cerca de 90% da vitamina D presente em nosso corpo é fabricada graças à exposição ao Sol. (foto: Luz Adriana Villa / Flickr / CC BY 2.0)

O nutricionista Cristiano Boccolini, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, conta que essa substância é fundamental para os humanos. “A vitamina D é muito importante para os ossos e ajuda também em diversas funções do nosso corpo, como na produção de hormônios e no fortalecimento dos músculos”, explica.

A falta dessa vitamina pode trazer problemas, principalmente para adolescentes e crianças, que ainda estão em fase de crescimento. “Nos casos mais graves, a falta de vitamina D impede que o osso se desenvolva da forma correta durante a fase de crescimento”, alerta Cristiano. “Em adultos, a falta dessa vitamina pode deixar os ossos bem frágeis e fracos”.

Existem alguns alimentos que nos fornecem vitamina D, como leite, gema de ovo, manteiga e peixes. Mas, para que a substância atue bem no nosso organismo, é preciso mesmo pegar um solzinho, pelo menos três vezes por semana – sempre com cuidado, é claro. “Deve haver cautela na exposição direta ao sol, evitando-se os horários entre 10h e 16h, quando ele está mais forte. O ideal é o sol da manhã”, recomenda Cristiano.

Matéria publicada em 30.05.2014

COMENTÁRIOS

  • João Victor Oliveira de Morais

    A vitamina D é bom para nossos ossos

    Publicado em 21 de agosto de 2020 Responder

  • João Victor Oliveira de Morais

    Qual é a vitamina que o nosso sol ajuda o nosso corpo corpo produzir ?

    Publicado em 21 de agosto de 2020 Responder

Envie um comentário

Padrão do site

Sou o mascote da CHC. Troquei a pré-história pelo mundo virtual para mostrar a você o lado curioso e divertido da ciência.

CONTEÚDO RELACIONADO

Grêmio Recreativo Escola de Samba Turma do Rex apresenta… A história do carnaval!

Rex, Diná e Zíper vão passar o carnaval no Rio de Janeiro e aproveitam para contar a você muitas curiosidades sobre o passado dessa festa!

Open chat