Visões de Marte

Eu adoro viajar, e se tem um lugar que gostaria de conhecer é Marte. Sim, o planeta vermelho! Ainda estamos longe de fazer turismo por lá, mas nada impede que a gente coloque a imaginação para funcionar. Como seria essa experiência? E que paisagens encontraríamos em nosso vizinho espacial?

Uma visão da capa de gelo permanente que cobre o pólo Sul de Marte, mesmo no verão (Imagem: NASA/JPL/ Universidade do Arizona)

Uma visão da capa de gelo permanente que cobre o pólo Sul de Marte, mesmo no verão (Imagem: NASA/JPL/ Universidade do Arizona)

Bom, se você quiser ajuda para imaginar, atualmente há muitas sondas que circundam o Marte e produzem milhares e milhares de fotografias de suas paisagens únicas. Com base em uma delas – a Mars Express, que está por lá há exatos 10 anos –, os cientistas criaram um modelo em três dimensões do relevo do nosso vizinho espacial. Ele dá uma ideia muito boa do que os primeiros exploradores de Marte verão da janela de suas naves!

A Nasa, agência espacial norte-americana, também produziu outro vídeo interessante que mostra como seria o nosso vizinho vermelho num passado muito, muito distante, há quatro bilhões de anos. Sabia que existiam oceanos, lagos e rios por lá? A animação mostra tudo isso e também como, aos poucos, Marte se transformou no enorme deserto que é hoje.

Quer mais ainda? Então dê uma olhada em nossa galeria, com as paisagens mais incríveis do planeta vermelho – as cores são tão piradas que parecem saídas de sonhos muito doidos! Elas foram registradas pela sonda Mars Reconnaissance Orbiter, que está na órbita de Marte desde 2006.

[jj-ngg-jquery-slider gallery=”52″ html_id=”about-slider” width=”600″ height=”450″
center=”1″ effect=”fade” pausetime=”7000″ order=”sortorder” animspeed=”400″]

Há uma explicação bastante científica para essas estranhas fotografias: na verdade, elas são produzidas por câmeras especiais capazes de registrar diferentes tipos de radiação luminosa, muito além de nossa limitada visão humana. Por isso, essas cores fantásticas são, na verdade, falsas – ou seja, não adianta esperar observar dunas de um roxo inacreditável ou verde berrante se um dia você finalmente viajar ao planeta.

A coloração artificial das imagens, no entanto, é muito importante para dar mais clareza e destacar pontos importantes da paisagem para a análise dos cientistas. Agora, fale a verdade: não ia ser legal se essas paisagens esquisitas e supercoloridas existissem de verdade?

Matéria publicada em 09.12.2013

COMENTÁRIOS

Envie um comentário

Padrão do site

Sou o mascote da CHC. Troquei a pré-história pelo mundo virtual para mostrar a você o lado curioso e divertido da ciência.

CONTEÚDO RELACIONADO

Grêmio Recreativo Escola de Samba Turma do Rex apresenta… A história do carnaval!

Rex, Diná e Zíper vão passar o carnaval no Rio de Janeiro e aproveitam para contar a você muitas curiosidades sobre o passado dessa festa!