Viagem ao passado do trem

No dia 30 de abril de 1854, o Brasil ganhava sua primeira ferrovia: a Imperial Companhia de Navegação a Vapor e Estrada de Ferro de Petrópolis, hoje conhecida como Estrada de Ferro Mauá, que tinha 14,5 quilômetros de extensão e ligava o Porto de Mauá a Fragoso, no Rio de Janeiro. A novidade foi celebrada com festa e contou até com a presença do imperador Dom Pedro II e de sua esposa, Dona Teresa Cristina.

Locomotiva parada para embarque e desembarque no Porto de Mauá (Foto: Reprodução)

A construção da ferrovia foi cheia de percalços, como desabamentos causados por chuvas fortes e surtos de febre entre os trabalhadores da obra. E esse era só o primeiro trecho da estrada de ferro que levaria passageiros até Petrópolis, cidade localizada no alto da serra!

Durante as viagens, os vagões eram puxados por uma locomotiva movida a vapor, chamada de “maria-fumaça” por causa da nuvem que se formava quando ela estava em funcionamento. Para proteger a roupa dessa fuligem, alguns passageiros usavam casacos bem compridos.

Quer saber mais sobre a história das ferrovias e dos trens no Brasil? Pois anote aí esta dica: na página do Museu Imperial de Petrópolis, você encontra uma cartilha que conta tudo tintim por tintim!

Matéria publicada em 14.02.2013

COMENTÁRIOS

Envie um comentário

Padrão do site

Sou o mascote da CHC. Troquei a pré-história pelo mundo virtual para mostrar a você o lado curioso e divertido da ciência.

CONTEÚDO RELACIONADO

Grêmio Recreativo Escola de Samba Turma do Rex apresenta… A história do carnaval!

Rex, Diná e Zíper vão passar o carnaval no Rio de Janeiro e aproveitam para contar a você muitas curiosidades sobre o passado dessa festa!