Vários nomes, um só escritor

Eu sou do tamanho daquilo que vejo, e não do tamanho da minha altura… (Fernando Pessoa) (Foto: Divulgação)

“Eu sou muitos”. Já ouviu essa frase em algum lugar? Pois talvez esse seja o verso que melhor define Fernando Pessoa, um poeta português que foi admirado no Brasil antes mesmo de se tornar conhecido em sua terra natal. Ele tinha um jeito bem diferente de escrever e, em vez de assinar os poemas com seu nome verdadeiro, preferia inventar nomes. Alberto Caeiro, Ricardo Reis, Álvaro de Campos… Ao todo, eram mais de 120 nomes! Que imaginação, hein?!

“Já foram descobertos 127 nomes usados por Fernando Pessoa”, conta Julia Peregrino, coordenadora da exposição Fernando Pessoa, plural como o Universo. “Ele criava outras personalidades para não se declarar abertamente. Alguém que tem a capacidade de escrever de uma forma diferente em cada um desses personagens é realmente especial”.

Imaginação e criatividade não faltavam ao autor. Fernando Pessoa gostava de escrever sobre sentimentos, filosofia e política, entre outros temas. Ao longo de seus 47 anos de vida, além de poemas, escreveu contos e ensaios e colaborou com várias revistas portuguesas.

Fernando Pessoa com seis anos. Foi nessa época que ele escreveu suas primeiras poesias. (Foto: Wikipédia)

Uma curiosidade: somente um livro de Pessoa foi publicado enquanto ele estava vivo. Depois que o poeta morreu, encontraram, em sua casa, um baú com milhares de textos guardados, que foram publicados aos poucos.

Nascido em 13 de junho de 1888, em Lisboa, Portugal, Fernando Pessoa se mudou, ainda criança, para a África do Sul. Lá ele passou toda a sua infância. Com apenas seis anos, começou a escrever e já demonstrava seu talento.

Quando se tornou adulto, voltou para Portugal e, além de ser escritor, também trabalhou como tradutor de cartas. Misterioso e tímido, acabou por nunca se casar. Teve apenas uma paixão, a Ofélia, para quem escreveu muitas cartas de amor.

Fernando Pessoa no Rio de Janeiro

Gostou de conhecer a vida e a obra desse grande poeta? Fernando Pessoa foi tema de uma exposição no Centro Cultural dos Correios, no Rio de Janeiro, em 2011. Confira o vídeo que a CHC fez por lá:

Matéria publicada em 16.05.2011

COMENTÁRIOS

Envie um comentário

Nicolly Vimercate

CONTEÚDO RELACIONADO

Grêmio Recreativo Escola de Samba Turma do Rex apresenta… A história do carnaval!

Rex, Diná e Zíper vão passar o carnaval no Rio de Janeiro e aproveitam para contar a você muitas curiosidades sobre o passado dessa festa!

Quitute natalino

Diná dá a receita de um bolo delicioso para você preparar neste Natal!