Urna de segredos

(ilustração: Fernando)

Um vaso pode servir para colocar planta, para enfeitar um ambiente… No passado – como você pode conferir na seção Você sabia desta edição da CHC–, os vasos eram usados até para guardar ossos, eram as urnas funerárias! O que você acha de esculpir um vaso ou uma urna, como queira, para guardar os seus segredos? Topa? Então, mãos à argila!

Você vai precisar de alguns materiais encontrados em lojas de artesanato:

– um saco pequeno de argila;

– um pouco de palha;

– tinta própria para argila (acrílica, por exemplo);

– pincéis.

Modelando!
Você pode criar um modelo próprio de vaso/urna ou se inspirar na figura ao lado e seguir o mesmo formato, com tampa e tudo mais. Para preparar a massa, misture um pouco de palha com a argila para dar maior resistência à peça depois de seca. Quando achar que a consistência está boa, modele a sua peça e deixe-a secando ao ar livre por cerca de uma semana – só então você poderá pintá-la. Faça um desenho bem bacana e escolha as cores de sua preferência para colori-lo.

Agora, é só escrever em papéis bem pequenininhos os seus segredos e ir colocando no vaso/urna. Quando ele estiver bem cheinho, você pode enterrá-lo em um lugar que julgar seguro. Quem sabe um dia, daqui a muitos anos, algum arqueólogo encontre a sua urna de segredos?

Matéria publicada em 17.10.2007

COMENTÁRIOS

Envie um comentário

Valquirias-Prates

Bianca Corazza e Valquírias Prates, Caçadoras de Histórias, Projeto de literatura sobre arqueologia para crianças

CONTEÚDO RELACIONADO

Grêmio Recreativo Escola de Samba Turma do Rex apresenta… A história do carnaval!

Rex, Diná e Zíper vão passar o carnaval no Rio de Janeiro e aproveitam para contar a você muitas curiosidades sobre o passado dessa festa!