Uma questão de afinidade

Pegue um copo de água e pingue algumas gotas de vinagre. Em segundos, você vai ver que o vinagre se mistura com a água e fica impossível separar um do outro. Já se você colocar ali um fiozinho de óleo, verá que ele fica boiando na superfície da água, sem se misturar.

Você já deve ter reparado que água e óleo não se misturam. Mas sabe explicar por que isso acontece? (Modificado de: Flickr / S1ON / CC BY-NC 2.0)

Você já deve ter reparado que água e óleo não se misturam. Mas sabe explicar por que isso acontece? (Modificado de: Flickr / S1ON / CC BY-NC 2.0)

Intrigada com essa questão, a leitora Loislaine Pereira da Silva nos perguntou por que certos líquidos se misturam e outros não. É uma boa pergunta, não acha?

Quem me ajuda a responder e o químico Breno Espósito, da Universidade de São Paulo. Ele explicou que qualquer substância, líquida ou sólida, é formada por partículas bem pequenas, chamadas moléculas.

As moléculas ficam ligadas entre si e, quando entram em contato com outra substância, podem seguir dois caminhos: permanecer ligadas ou romper essas ligações para promover novas, entre duas moléculas diferentes.

Na prática, quando adicionamos vinagre a um copo de água, as moléculas de água deixam de permanecer ligadas umas com as outras e vão se ligar às moléculas de vinagre. O resultado é uma mistura homogênea, ou seja, em que não se pode mais diferenciar uma coisa da outra.

Por outro lado, quando colocamos o óleo, ele permanece separado. Isso acontece porque as ligações entre as moléculas de água são mais fortes do que as ligações que existiriam entre uma molécula de água e uma molécula de óleo. Assim, as duas substâncias não se misturam.

E agora, leitor – cá entre nós –, você também tem uma dúvida que só um cientista pode responder? Envie para nosso email: chc@cienciahoje.org.br. Vou ter o maior prazer em encontrar a resposta!

Matéria publicada em 15.08.2013

COMENTÁRIOS

  • Manuela

    Mas a mistura de água com vinagre é reversível ou irreversível?

    Publicado em 19 de março de 2021 Responder

  • MATHEUS SCHIMITT

    IRREVERSIVEL

    Publicado em 28 de maio de 2021 Responder

  • Ryan Reis Soares

    Legal!

    Publicado em 28 de maio de 2021 Responder

  • Jeane

    Porque areia e óleo e água não se misturam

    Publicado em 28 de agosto de 2021 Responder

Envie um comentário

Padrão do site

Sou o mascote da CHC. Troquei a pré-história pelo mundo virtual para mostrar a você o lado curioso e divertido da ciência.

CONTEÚDO RELACIONADO

Grêmio Recreativo Escola de Samba Turma do Rex apresenta… A história do carnaval!

Rex, Diná e Zíper vão passar o carnaval no Rio de Janeiro e aproveitam para contar a você muitas curiosidades sobre o passado dessa festa!