Uma delícia de leitura

Eu aposto que você adora um doce! Existem tantos tipos diferentes e tão gostosos — cocada, brigadeiro, pé de moleque, alfajor, quindim… — que fica impossível não gostar de algum. Uma delícia também é o livro Mil folhas, da jornalista Lucrecia Zappi, que conta a história desses e de muitos outros doces.


Nas suas páginas, eu descobri, por exemplo, uma curiosidade sobre a minha guloseima preferida: o brigadeiro. Você sabia que o nome desse doce é uma homenagem a um militar chamado Eduardo Gomes, que tentou ser presidente do Brasil? Pois é. Tudo porque ele era oficial da aeronáutica e ocupava o posto de… brigadeiro, que fica entre o de general e o de coronel!

Mas essa não foi a única descoberta que fiz. De quebra, ainda fiquei sabendo como surgiu uma das guloseimas mais famosas do mundo: o chiclete. Tudo começou quando um general mexicano chamado Santa Anna levou para os Estados Unidos uma goma chamada chictli. O inventor americano Thomas Adams conseguiu pôr sabor nela e, assim, criou o primeiro chiclete do mundo!

Eu, Diná e Zíper já lemos e adoramos o livro Mil folhas. Tenho certeza de que você também vai adorar! Mas, agora, dá licença porque, depois de ter dado essa incrível dica e limpado o prato no almoço, acho que mereço comer um docinho!

A autora de Mil Folhas fala um pouco sobre o livro. Assista!


Mil folhas

Um livro de Lucrecia Zappi.
Editora Cosac Naify.
R$ 49 (preço sugerido).

Matéria publicada em 03.11.2010

COMENTÁRIOS

Envie um comentário

Padrão do site

Sou o mascote da CHC. Troquei a pré-história pelo mundo virtual para mostrar a você o lado curioso e divertido da ciência.

CONTEÚDO RELACIONADO

Grêmio Recreativo Escola de Samba Turma do Rex apresenta… A história do carnaval!

Rex, Diná e Zíper vão passar o carnaval no Rio de Janeiro e aproveitam para contar a você muitas curiosidades sobre o passado dessa festa!