Um dia poderemos morar na Lua?

Os leitores Nicolas e Marcelo, que estão no 4º ano e moram em São Miguel Arcanjo, São Paulo, adoraram o conto “Tati da Terra à Lua”, publicado na CHC 232.  Inspirados pela leitura, enviaram uma pergunta que já deixou muita gente com a pulga atrás da orelha:

Um dia poderemos morar na Lua?

A ideia de morar e trabalhar na Lua já ocupou a imaginação de muita gente. Nesta ilustração, de 1989, você vê o conceito de um módulo lunar inflável para abrigar doze astronautas. Ele incluiria espaços para laboratórios, jardins e quartos de dormir (Imagem: Nasa)

Fui conversar com o astrônomo Enos Picazzio, da Universidade de São Paulo, para responder. Ele explicou que a Terra tem as condições necessárias para a vida existir: atmosfera, temperatura amena, água e a magnetosfera – o escudo magnético que nos protege do vento solar. “Não fosse a magnetosfera, a atmosfera terrestre seria destruída pela ação do Sol, como pode ter acontecido com Marte”, explica Enos.

Já a Lua é um astro sem atmosfera e sem magnetosfera. Por isso, a temperatura durante o dia por lá é muito alta e, à noite, muito baixa, o que prejudicaria a vida. A radiação ultravioleta que vem do Sol, por sua vez, aos poucos destruiria os seres vivos que estão acostumados a viver aqui na Terra. Quanto aos humanos especificamente, a baixa gravidade lunar poderia ainda causar lesões nos músculos, entre outros problemas.

Para morarmos na Lua, precisaríamos construir ambientes com atmosfera e iluminação artificiais, além de proteção contra radiação danosa do Sol. Ainda assim, os problemas causados pela baixa gravidade não seriam totalmente resolvidos. Resultado: morar na Lua, por enquanto, só dá certo na ficção científica!

Matéria publicada em 11.07.2012

COMENTÁRIOS

  • Anne Gabrielle P. Trindade

    O texto fala sobre” Como seria morar na Lua?”. Com base nessa pergunta , o astrônomo Enos Picazzio fala que a Terra , possui as condições necessárias para a vida , como,a atmosfera, temperatura amena, água e a magnetosfera . Já a Lua não possui atmosfera e nem magnetosfera , por isso , a sua temperatura durante o dia é muito alta e a noite , muito baixas . Por conta disso, morar na Lua é , por enquanto , só na ficção científica.

    Publicado em 6 de abril de 2019 Responder

Envie um comentário

Padrão do site

Sou o mascote da CHC. Troquei a pré-história pelo mundo virtual para mostrar a você o lado curioso e divertido da ciência.

CONTEÚDO RELACIONADO

Grêmio Recreativo Escola de Samba Turma do Rex apresenta… A história do carnaval!

Rex, Diná e Zíper vão passar o carnaval no Rio de Janeiro e aproveitam para contar a você muitas curiosidades sobre o passado dessa festa!

Open chat