Tartarugas viajantes sofrem mais com poluição

Eu estava pensando… Tem gente que usa a expressão “vida de cão” como sinônimo de vida dura. Pois, na minha opinião, difícil mesmo é a vida das tartarugas! Assim que nascem, elas já precisam aprender a se virar sozinhas, porque a mamãe tartaruga não fica por perto. Como se não bastasse, elas ainda tem outro desafio pela frente, enfrentar a poluição causada pelos seres humanos!

Um estudo realizado recentemente nos Estados Unidos mostrou que tartarugas que migram tem maiores níveis de poluentes no sangue. Isso talvez aconteça por elas estarem se dirigindo para locais com maior poluição: “Nós achamos que esse aumento se dá pelo fato de que há mais gente e cidades maiores nas latitudes mais ao norte, e onde há mais gente há mais possibilidade de produtos químicos acabarem indo para o meio ambiente” explica o pesquisador Jared Ragland da Faculdade de Charleston. E é justamente para o norte do Planeta que migram as tartarugas pesquisadas. Aí, quando elas se alimentam, ingerem junto os poluentes.

Sabe o que é mais preocupante? Algumas das espécies pesquisadas estão ameaçadas de extinção. Olha aí outro desafio que essas tartarugas tem que enfrentar.

 

Matéria publicada em 23.05.2011

COMENTÁRIOS

Envie um comentário

Padrão do site

Sou o mascote da CHC. Troquei a pré-história pelo mundo virtual para mostrar a você o lado curioso e divertido da ciência.

CONTEÚDO RELACIONADO

Grêmio Recreativo Escola de Samba Turma do Rex apresenta… A história do carnaval!

Rex, Diná e Zíper vão passar o carnaval no Rio de Janeiro e aproveitam para contar a você muitas curiosidades sobre o passado dessa festa!