Rota de viagem

Você viajou nas férias? De onde partiu? Para onde foi? A distância era grande? Ao falar em viagens aqui na Terra, é assim: pensamos em ir de um ponto a outro, levamos em conta a distância. Mas ao imaginar viagens no espaço – entre a Terra e Marte, por exemplo – é preciso considerar outros detalhes, como o fato de estarmos partindo de um planeta que se movimenta rumo a outro que também se move!

“Terra e Marte são dois planetas que orbitam uma estrela: o Sol. Levar uma nave da Terra a Marte significa lançar um veículo de um corpo em movimento quase circular para outro também neste tipo de movimento”, explica o astrônomo Jaime da Rocha. “É como se você estivesse em um carrossel duplo: um carrossel que apresentasse dois círculos com cavalinhos. Você estaria no círculo mais interno, querendo jogar um presente para um amigo que está no outro círculo de cavalinhos, o mais externo. Para conseguir fazer isso, você vai ter que saber jogar o presente usando sua força da melhor forma e calcular em que ponto estará o seu amigo quando o presente chegar ao círculo de cavalinhos em que ele se encontra. É assim que se calcula uma rota de viagem entre dois planetas ou mesmo até a Lua, que também está em movimento.”

Para que a ida do ser humano ao planeta vermelho seja mais rápida, barata e segura, um novíssimo tipo de motor para foguetes está sendo desenvolvido. Quer saber que motor é esse? Pois vamos conhecê-lo na semana que vem!

Matéria publicada em 29.01.2010