Reciclando e aprendendo

Descubra num incrível experimento como limpar a casa e preservar o meio ambiente!

Por: Redação Ciência Hoje das Crianças

Depois de uma tarde de festa entre dinossauros e abelhas, nossos mascotes — Rex, Diná e Zíper — têm a dura tarefa de organizar a casa. Olhando para todas aquelas latinhas de refrigerante, Diná teve uma idéia: “Por que não separamos as latinhas e mandamos para serem recicladas? Assim, limpamos a casa e ajudamos a preservar o meio ambiente!”, disse ela aos rapazes. E não é que eles gostaram da idéia?! Começaram logo a amassar as latas, para caber mais e mais nas sacolas!

Então, que tal você ajudá-los nessa tarefa, mas de uma maneira diferente, para aprender um pouquinho de ciências com esse experimento? O material: lata de alumínio; água; pote de vidro com boca larga; garra ou pegador de macarrão com a ponta de madeira ou plástico (para que não esquente com o calor).

A experiência: Coloque água no pote até um pouco mais da metade. Adicione um pouco de água na lata, somente para cobrir o seu fundo. Agora, com a ajuda de um adulto, pegue a lata com a garra e leve-a diretamente ao fogo, até que a água entre em ebulição. Uma grande quantidade de vapor d’água vai começar a sair pela boca da lata. Quando isso acontecer, inverta-a no pote contendo água, de forma que a boca da lata fique submersa. Uau! A latinha ficou toda amassada e agora está pronta para ser reciclada!

Como isso aconteceu? Bem, a latinha, que possuía água e ar, foi preenchida com vapor quando a água entrou em ebulição. Mas quando ela entrou no pote se resfriou e o vapor se condensou, ou seja, a água tornou-se líquida novamente. Como o volume ocupado pelas moléculas de água no estado líquido é bem menor do que no estado gasoso, a diminuição de volume deixou um espaço vazio na lata. Assim, a pressão fora da lata (que não mudou) ficou bem maior do que dentro dela (que diminuiu) e comprimiu suas paredes, esmagando-a completamente!

Agora, você sabe um pouco mais sobre as mudanças de estados físicos e deixou a latinha a um passo da reciclagem!

Matéria publicada em 08.06.2011

COMENTÁRIOS

  • Marcos

    O experimento é bem interessante, vou tentar reproduzir o mesmo depois, mas acredito que não seja muito viável para alunos pois envolve experimentos que podem acarretar em algum acidente.

    Publicado em 31 de março de 2022 Responder

Envie um comentário

admin

CONTEÚDO RELACIONADO

Grêmio Recreativo Escola de Samba Turma do Rex apresenta… A história do carnaval!

Rex, Diná e Zíper vão passar o carnaval no Rio de Janeiro e aproveitam para contar a você muitas curiosidades sobre o passado dessa festa!

Open chat