Química na cozinha

Outro dia, durante o lanche da tarde, Rex resolveu aquecer um copo de leite no micro-ondas para preparar um delicioso achocolatado. Ao colocar o chocolate em pó no leite quente, a mistura aconteceu rapidinho e meu amigo logo matou sua fome. O que ele não conseguiu matar foi a minha curiosidade: afinal, por que será que o chocolate em pó é dissolvido rapidamente quando misturado ao leite quente?

Por que será que o chocolate em pó é dissolvido mais rapidamente no leite aquecido? (foto: Nick Wheeler / Flickr / <a href=https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/2.0/deed.pt> CC BY-NC-AS-2.0</a>)

Por que será que o chocolate em pó é dissolvido mais rapidamente no leite aquecido? (foto: Nick Wheeler / Flickr / CC BY-NC-AS-2.0)

“Deve ter alguma explicação científica”, disse a Diná. Aposto que sim! Que tal, então, fazermos um experimento para descobrir a resposta? Para isso, você vai precisar de:
* Açúcar
* Água (gelada e quente)
* 2 copos transparentes
* 1 colher

Para começar, encha um dos copos com água gelada e peça a um adulto para aquecer um pouco de água e encher o outro copo. Com a colher, vá adicionando açúcar ao copo de água gelada, mexendo bem. Conte quantas colheres você adicionou até que o pó parasse de se dissolver no líquido e começasse a ser depositado no fundo.

Quando isso acontecer, é hora de ir para o próximo passo. Repita o mesmo processo, dessa vez no copo com água quente. Como no primeiro copo, não se esqueça de contar quantas colheres de açúcar você precisou usar até que o pó ficasse depositado no fundo.

E aí? Em qual dos copos você conseguiu dissolver mais açúcar? Você sabe explicar por que existe essa diferença? Conte pra gente nos comentários!

Matéria publicada em 25.07.2014

COMENTÁRIOS

Envie um comentário

Zíper

Gosto de zanzar por aí à procura de novidades interessantes do mundo da ciência. Adoro bancar o cientista e realizar os experimentos mais malucos!

CONTEÚDO RELACIONADO

Grêmio Recreativo Escola de Samba Turma do Rex apresenta… A história do carnaval!

Rex, Diná e Zíper vão passar o carnaval no Rio de Janeiro e aproveitam para contar a você muitas curiosidades sobre o passado dessa festa!