Quem planta colhe

“Nesta terra, em se plantando, tudo dá.” Foi o que escreveu Pero Vaz de Caminha na carta que enviou ao rei de Portugal anunciando a descoberta do Brasil em 1500. O escrivão português pode ter exagerado um pouco, mas não há dúvida de que, sabendo cultivar, dá para plantar e colher vários alimentos: cebola, cenoura, alface… Para tanto, nem é preciso ter fazenda! Vasos, terra, adubo e sementes são suficientes para o cultivo. Então, comece agora sua carreira de agricultor fazendo uma pequena horta em casa. Seu primeiro passo é plantar dois temperos para dar mais sabor à comida: salsinha e cebolinha! Vamos lá?

Você irá precisar de: dois vasos; sementes de salsa e cebolinha (à venda em lojas de produtos naturais, de jardinagem, em hortos etc.); meio quilo de terra; folhas, mato, cinzas, cascas de frutas e restos de comida para fazer 350 gramas de adubo caseiro; e , por fim, água. Chegou a hora de colocar a mão na massa… Ops, na terra!

1. Faça o adubo
Pegue folhas, mato, cinzas, cascas de frutas, restos de comida e ponha tudo em um pequeno buraco na terra. Tampe e jogue água duas vezes por semana. Verifique se o adubo já está pronto para ser usado com uma chapa de metal. Afunde-a no buraco e aguarde dez minutos. Retire-a. Se ela estiver fria, o adubo pode ser usado. Se não, espere mais alguns dias, colocando mais água.

2. Semeie os vasos
Misture três partes de terra e duas de adubo. Divida-as entre os dois vasos. Em um, coloque as sementes da salsinha. Em outro, a da cebolinha. Para cobri-las, não exagere na quantidade de terra. Depois, regue, porque a água é importante para o desenvolvimento das sementes. Mas não encharque a terra, hein?!

3. Em busca do Sol
Deixe os dois vasos em um lugar que apanhe bastante Sol. A luz solar é fundamental para o crescimento das plantas!

4. Lembre-se!
Regue diariamente seus vasos e, quando estiver calor, redobre os cuidados! Regue as plantas de manhã bem cedo e no fim da tarde!

5. Hora da colheita
Quando a salsinha e a cebolinha estiverem grandes, não tenha dó: use-as! Mas, atenção: corte as plantas três dedos acima da terra. Assim você evita a morte das raízes e pode colher temperos por mais tempo!

Anote aí!
Além de salsinha e cebolinha, você pode tentar cultivar ervas medicinais – como boldo e erva-doce – ou flores. Se quiser tentar a sorte com legumes, saiba que cenoura, rabanete e beterraba são alguns que costumam ser cultivados a partir de sementes!

Matéria publicada em 08.03.2010